SóProvas


ID
5351485
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Depois de culpar repetidas vezes a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelos maus resultados causados pela pandemia de coronavírus no mundo, de suspender o repasse de verbas para a organização e de ameaçar deixar seu assento no órgão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou o início do rompimento com a OMS no dia 7 de julho de 2020.

Internet: <https://www.bbc.com/portuguese> (com adaptações).

No que se refere à temática abordada no texto acima e a assuntos a ela de alguma forma relacionados, julgue o item.

O adversário democrata de Trump, Joe Biden, afirmou que, caso vença as eleições presidenciais, pretende fortalecer a presença dos Estados Unidos em organismos multilaterais como a OMS.

Alternativas
Comentários
  • "Caso o democrata Joe Biden vença as eleições presidenciais em novembro e assuma o controle do país no ano que vem, o processo deve ser revertido. Biden já afirmou ao longo da campanha que pretende fortalecer a presença americana em organismos multilaterais como a OMS."

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53329605

  • CERTO

    Algumas propostas dele:

    I) saúde

    garantir uma ampla disponibilidade de testes gratuitos para a doença e estabelecer um grande programa nacional de rastreamento de possíveis casos, contratando milhares de pessoas para o trabalho e fortalecer a OMS.

    II) Economia

    revitalizar a classe média americana, fomentar a equidade racial na economia e impulsionar a manufatura e a inovação do país.

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/5-propostas-de-joe-biden-para-os-estados-unidos/ 

    Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

  • prometeu recolocar os EUA no acordo de Paris
  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta 4ª feira (20.jan.2021) os primeiros decretos de seu governo. Entre as medidas, está o retorno do país ao Acordo de Paris e à OMS (Organização Mundial de Saúde). Outra é a interrupção da construção do muro na fronteira com o México.

    Fonte: https://www.poder360.com.br/internacional/eua-voltam-ao-acordo-de-paris-e-a-oms-muro-no-mexico-esta-paralisado/.

  •  A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre a atuação de Joe Biden nas eleições norte-americanas julgamos a afirmativa.

    Análise do item:
    Durante a campanha Biden já anunciava um retorno a diplomacia baseada nos organismos multilaterais com ênfase na OMS. De fato a vitória de Biden no pleito levou a um retorno dos EUA a organização, assim como a uma nova forma de gestão da pandemia baseada em critérios técnicos e científicos que elevaram os níveis de vacinação e frearam o grande número de óbitos ocorridos por lá.
    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO