SóProvas


ID
5351605
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

Quando se fala de gestão de estoque, é imprescindível que haja maximização na utilização dos recursos. Portanto, é fundamental que as organizações trabalhem com uma margem extra de estoque para que não haja falta que possa impactar a venda e a lucratividade da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    De acordo com a filosofia do Just in Time, nada deve ser produzido, comprado ou armazenado antes do momento exato da derradeira necessidade. O intuito é a redução de estoques, entendidos, nessa filosofia, como sinônimo de desperdício (por imobilizar, desnecessariamente, capital e por suscitar os custos de estoque).

    Fonte: repositorio enap

  • Bom, acredito que depende da filosofia que a empresa adota. Para o "Just in case" por exemplo, essa questão estaria certa.

  • Pensei que essa margem extra era Estoque Mínimo, mas não encontrei nenhum conceito para entender qual entendimento essa banca adota.

  • acredito que o x da Questão seja a palavra "extra" Se estivesse um estoque de emergência ou estoque Mínimo seria coerente. Mas ao dizer estoque extra, subentende que além do estoque de reserva tem um extra. Extra quer dizer fora, ou seja fora de tudo q já foi previsto, ter algo extra além daquilo.
  • CREIO QUE O "EXTRA" SE REFERE UM UMA QUANTIDADE A MAIS,ALEM DA MARGEM SE SEGURANÇA QUE GERALMENTE É DE 30%. ENTENDI QUE ISSO FOI O QUE DEIXOU A QUESTÃO ERRADA. PENA QUE ENTENDI ISSO SÓ DEPOIS DE TER ERRADO A QUESTÃO.

  • Quando se fala de gestão de estoque, é imprescindível que haja maximização na utilização dos recursos. Portanto, é fundamental que as organizações trabalhem com uma margem extra de estoque para que não haja falta que possa impactar a venda e a lucratividade da empresa. Resposta: Errado.

    A gestão de estoque deve minimizar a utilização dos recursos para ser eficiente. Se a gestão desse estoque deve ser eficiente, não há porque trabalhar com estoque extra, mas sim com estoque de segurança e assim haver sentido na utilização do ponto de pedido.

  • Estoque extra=Estoque mínimo

    Assim que interpretei.

    Não tem como justificar usando just in time, a assertiva nem tocou nesse assunto.

    Talvez o erro esteja em "maximização de recurso" mas não encontrei algo que justificasse

  • Concordo com o Sócrates. Justificar com o just in time é forçar a barra. A questão nem fala do assunto.
  • A questão não falou em maximizar o RECURSO, mas sim a UTILIZAÇÃO, e isso é o objetivo principal da gestão de materiais. Não entendi o erro, creio que seja por conta de que, hoje, as organizações devem minimizar o quanto puder os seus estoques e não com margem extra.

  • Extra ou ter uma margem de segurança dá no mesmo. O erro que eu vi é onde ele fala em máxima utilização dos recursos, o que não configura eficiência para a organização e nem dá lucro pra empresa. Sendo assim, creio que o foco central da gestão de estoques é utilizar minimamente os recursos, produzindo melhor, ou seja, colocando os estoques na quantidade certa e na hora certa.

    R: E

  • Segundo o autor Renato Ribeiro Fenili (muito usado pela Quadrix), o objetivo central da administração de recursos materiais: Maximizar o uso dos recursos materiais na organização pública, ou seja, evitar desperdícios.

    Acredito que o erro da questão esteja na parte que diz que é FUNDAMENTAL ter estoque extra.