SóProvas


ID
5351956
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os estudos de estabilidades de talude são fundamentais face aos acidentes que ocorrem em períodos de grande precipitação pluviométrica. Para a realização desses estudos, utilizam-se como parâmetros:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Caputo (2008), especificamente sobre às obras de estabilização de taludes e encostas, é fundamental o conhecimento dos seus principais tipos, da sua forma de atuação e das solicitações que impõem ao terreno. Com base nesses dados são definidas as melhores soluções técnicas e econômicas para o problema de instabilização analisado. O autor informa que há vários métodos utilizados para a estabilização de taludes.

    https://www.eng-minas.araxa.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/170/2020/02/TCC_Lucas_-Santos_-Moura.pdf

  • A questão trata do estudo de estabilidade de taludes, tema de grande importância na engenharia geotécnica. A estabilidade de taludes pode ser uma demanda de projetos que envolvam cortes, como na construção de estradas, de projetos de barragem de terra, barragens de rejeitos e tantos outros.

    De acordo com Gersgovich (2012), os estudos de estabilidade de taludes construídos são realizados com base na geometria do problema, na inclusão de possíveis carregamentos externos, no conhecimento das propriedades geomecânicas dos materiais e nos padrões de fluxo.

    Ainda segundo Gersgovich (2012), esses estudos seguem geralmente a seguinte metodologia:

    - Definição da topografia do talude;
    - Definição das sobrecargas a serem aplicadas sobre o talude, se for o caso;
    - Investigações de campo a fim de definir a estratigrafia, o nível do lençol freático, além de possíveis elementos enterrados;
    - Definição das condições críticas do talude;
    - Definição dos locais de extração de amostra indeformada;
    - Realização de ensaios de caracterização, resistência ao cisalhamento e deformabilidade;
    - Análise dos resultados dos ensaios;
    - Adoção de métodos de dimensionamento para a obtenção do fator de segurança ou das tensões e deformações.

    De forma resumida, podemos entender que os parâmetros para realização dos estudos são a geometria, os carregamentos e as propriedades geomecânicas, sendo estas obtidas a partir de investigações de campo e análise em laboratório.

    Assim, a resposta para a questão é a LETRA B, que traz elementos a partir dos quais se dará o estudo. Cabe destacar que os demais itens também fazem parte do desenvolvimento dos estudos de estabilidade de taludes, sendo inclusive citados na sequência metodológica da autora. Entretanto, não são os insumos para a realização da análise, mas sim parte da análise.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    FONTE: GERSCOVICH, Denise. (2012). Estabilidade de Taludes. Ed. Oficina de Textos, São Paulo-SP.
  • Obras de estabilização de taludes e encostas:

    É fundamental o conhecimento dos seus principais tipos, da sua forma de atuação e das solicitações que impõem ao terreno.