SóProvas


ID
5352214
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Jardinópolis - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O fenômeno da Síndrome de Alienação Parental (SAP) tem sido comumente visto no contexto de disputas de guarda (Gardner, 1999). O assunto é recente na literatura brasileira e é desconhecido por parte dos profissionais que trabalham com o Direito de família. É necessário que os psicólogos conheçam a SAP, a fim de identificar suas características em um processo de disputa judicial e de intervir de forma a amenizar as consequências da mesma . Sobre a SAP marque V ou F e assinale a alternativa correta:
( ) O termo síndrome de alienação parental foi criado pelo psiquiatra norteamericano Richard Gardner. O referido autor observou um aumento significativo das situações em que um dos genitores programa o filho para alienar-se do outro, na esperança de que isso o favoreça na disputa judicial. A partir daí, Gardner (2002) constatou não apenas que o genitor alienador incutia no filho idéias negativas em relação ao ex-cônjuge, mas que havia também uma contribuição dos filhos para essa desmoralização.
( ) Gardner (2002) definiu então a SAP como o processo que consiste em não programar uma criança para que odeie um de seus genitores sem justificativa.
( ) Para que se configure efetivamente o quadro da SAP, Silva (2006) destaca que é preciso ter certeza de que o genitor alienado não merece ser rejeitado pela criança por meio de comportamentos tão depreciáveis.
( ) Gardner (2002) aponta ainda que a SAP se caracteriza pelo fato de o alienador programar o filho para denegrir a imagem do outro genitor e pelas contribuições criadas pela própria criança, que sustentam essa desmoralização do genitor alienado. Sem essa contribuição da criança, não é possível falar em SAP, pois a mesma só se estabelece mediante a complementaridade entre destruição da imagem pelo genitor e pelo próprio filho, ainda que influenciado pelo primeiro.

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimento acerca da Síndrome da Alienação Parental - SAP

    A SAP refere-se a “uma desordem psiquiátrica, um transtorno no comportamento infantil, fruto da ação abusiva de um de seus genitores. A criança vítima dessa forma de abuso tem sua ligação psicológica com um dos genitores enfraquecida, e em alguns casos destruída. Quando atinge níveis severos, a criança tende a recusar qualquer tipo de contato com esse genitor, apresentando reações extremas de hostilidade a ele e às pessoas que com ele mantém relação" (Bhona & Lourenço, 2011)

    É muito comum ocorrer em processos de separação dos pais, em processos de guarda da criança na justiça.

    Vamos às alternativas:

    (Verdadeira) -  Gardner foi o primeiro a conceituar o fenômeno com base em suas experiências clínicas desde o início de 1980, apesar de a prática de tentativa de separação de um dos pais da criança remontar à década de 1940. 

    (Falsa) - É o oposto.  Trata-se, justamente de programar uma criança para que odeie um de seus genitores sem justificativa

    (Verdadeira) - Gardner considera que para ser entendido como o SAP, deve-se atender alguns critérios estabelecidos: 1) campanha desqualificatória em relação ao genitor alienado; 2) frágeis, absurdas ou inadequadas racionalizações para essa desqualificação; 3) ausência de ambivalência no que diz respeito aos sentimentos direcionados ao genitor alienado (sempre negativos); 4) fenômeno do “pensamento independente" (a criança afirma que ninguém a influenciou em sua rejeição ao genitor); 5) defesa do alienador no conflito parental; 6) ausência de culpa em relação ao genitor alienado; 7) presença de relatos de situações não vivenciadas; 8) extensão da animosidade a amigos, familiares e demais pessoas relacionadas ao alienado.

    (Verdadeira) Garder afirma que o comportamento antagonista da criança em relação ao alienado deve-se não apenas às informações negativas do alienador para o alienado, mas à própria contribuição da criança que parece apresentar uma amnésia no que se refere às experiências positivas anteriormente vivenciadas com o genitor alvo da alienação. A SAP é uma forma de abuso emocional que pode originar outros transtornos psiquiátricos. (Bhona & Lourenço, 2011)

    Sequência: V,F,V,V

    Gabarito da professora: LETRA A.

    Fonte: Bhona, Fernanda Monteiro de Castro & Lourenço, Lélio Moura (2011). Síndrome de alienação parental (sap): uma discussão crítica do ponto de vista da psicologia.  Universidade Federal de Juiz de Fora (on-line)