SóProvas


ID
5352673
Banca
IDIB
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre a Administração Pública:

I. Na Administração Pública contemporânea não existem órgãos públicos subalternos ou dependentes.
II. No Brasil, mesmo com todos os avanços nas práticas gerenciais, a burocracia ainda faz parte da Administração Pública; daí a dificuldade de se reduzir o custo da máquina do Estado e de se aumentar a qualidade dos serviços públicos.
III. A chamada Administração Pública Gerencial representa uma evolução na história da gestão pública, contemplando aspectos de eficiência, eficácia e efetividade.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • II. No Brasil, mesmo com todos os avanços nas práticas gerenciais, a burocracia ainda faz parte da Administração Pública; daí a dificuldade de se reduzir o custo da máquina do Estado e de se aumentar a qualidade dos serviços públicos.

    Achei que essa estava errada. Significa dizer que burocracia não pode ajudar a reduzir os custos?

  • IDIB sendo IDIB

  • Não sei por que reclamaram dessa questão. Vários teóricos que li já disseram que a burocracia ainda faz parte do governos atuais.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública. Sabendo disso, vejamos como as afirmações apresentadas podem ser julgadas.

    I. incorreta. Na Administração Pública contemporânea não existem órgãos públicos subalternos ou dependentes.

    • Os órgãos subalternos são aqueles que se encontram hierarquicamente subordinados aos órgãos superiores. São responsáveis pelas atividades de execução de determinadas atividades. Exemplo: Delegacia da Receita Federal.

    II. correta. No Brasil, mesmo com todos os avanços nas práticas gerenciais, a burocracia ainda faz parte da Administração Pública; daí a dificuldade de se reduzir o custo da máquina do Estado e de se aumentar a qualidade dos serviços públicos.

    • É claro que o gerencialismo tem o intuito de romper com todas as disfunções burocráticas, o que tem se mostrado difícil, e isso fica claro quando notamos que a máquina pública brasileira é gigantesca, o que acaba contribuindo para que a burocracia ainda seja presente na prestação dos serviços públicos, impedindo, obviamente, a qualidade na prestação de alguns serviços públicos.

    • Por mais que a Burocracia Weberiana tivesse vantagens, ela precisou dar lugar ao modelo Gerencial, que tem no seu corpo a busca pela redução de custos, o que não é um objetivo principal da burocracia. Claro que em relação ao patrimonialismo, a burocracia apresenta um avanço, suas disfunções, no entanto, acabam gerando um custo ao Estado, custo esse que tende a ser reduzido conforme práticas gerenciais são implementadas. Por práticas gerenciais entendamos, redução de estruturas, extinção de certos processos, visão para o cliente-cidadão, maior flexibilidade, o que implica na redução de custos com as atividades prestadas pelo administração pública.

    • Criação de normas e regulamentos, visão autorreferente, criação e manutenção de estruturas e processos, excesso de papelório etc., geram custos, sejam financeiros, sejam em relação à qualidade da prestação dos serviços.

    • Tenhamos em mente que, mesmo que o modelo atual seja o Gerencial, traços burocráticos ainda estão presentes, sejam alguns positivos, sejam outros negativos. Os positivos são aceitos pelo gerencialismo, os negativos tendem a ser combatidos.

    III. correta. A chamada Administração Pública Gerencial representa uma evolução na história da gestão pública, contemplando aspectos de eficiência, eficácia e efetividade.

    • Aqui temos uma afirmação que dispensa acréscimo de informações.

    É correto o que se afirma na alternativa "E".

    GABARITO: E

    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.

  • Letra E.

    I. Na Administração Pública contemporânea não existem órgãos públicos subalternos ou dependentes.

    Errada. Os órgãos subalternos são os que exercem atribuições de execução principal, com mínimo poder decisório.

    Exemplos: Portarias, Protocolos.

    II. No Brasil, mesmo com todos os avanços nas práticas gerenciais, a burocracia ainda faz parte da Administração Pública; daí a dificuldade de se reduzir o custo da máquina do Estado e de se aumentar a qualidade dos serviços públicos.

    Correta. Mesmo como o avanço para a administração gerencial, ainda existem aspectos relacionados a administração burocrática. como por exemplo as hierarquias e os cargos públicos.

    III. A chamada Administração Pública Gerencial representa uma evolução na história da gestão pública, contemplando aspectos de eficiência, eficácia e efetividade.

    Correta. O foco da Administração Pública Gerencial é nos resultados.

    1. Inclui a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário.
    2. É orientado, predominantemente, pelos valores da eficiência, qualidade e produtividade na prestação de serviços públicos
    3. Enfoque relacional, que prioriza aspectos da organização informal e elementos comportamentais
  • Acho que o grande problema da II é dar à burocracia o sentido popular, geralmente ligado à ineficiência, demora, papelada e etc.

    Pô, uma banca de concursos, na minha visão, deveria se ater aos conceitos teóricos da literatura e cobrar esse conhecimento dos candidatos e não utilizar conceitos rasteiros.

    Uma boa definição de burocracia seria que ela consiste em um modelo de organização humana que se baseia na adequação dos meios aos objetivos pretendidos. É uma forma de garantir a eficiência por meio da racionalidade. Gera, é claro, consequências negativas, mas todas estas também são objeto de estudo da teoria da adm pública. O que está em II parece mais uma opinião do examinador.

  • Administração Burocrática - Ainda utilizada em diversas organizações públicas. - Sim! O modelo burocrático sucedeu o patrimonialista e foi sucedido pelo gerencial, todavia nenhum dos modelos existiu de forma isolada, uma vez que os posteriores carregaram características (positivas e negativas) do respectivo modelo anterior.

  • a leitura do enunciado da b dá a pensar que o fato de ser burocrático é inerente a ser ultrapassado, atrasado. como se o fato de se utilizar práticas burocráticas fosse o motivo de o sistema público não avançar, como se a burocracia fosse inerentemente ineficiente, o que não é verdade. complicado...

  • Analisando cada afirmativa separadamente, temos que:

    I. INCORRETA. Afirmativa está errada, visto que, a administração pública estar voltada para a eficiência dos resultados, indica que a descentralização será mais aplicada na administração pública. Dessa forma, a descentralização é marcada por ser subordinada ou dependente de Órgãos Públicos.

    II. CORRETA. De fato a burocracia ainda faz parte da administração pública brasileira, visto que, as mudanças a serem implementadas na administração pública brasileira, necessitam serem aprovadas pelo parlamento. E, além disso, a sua implementação não é de imediato.

    III. CORRETA. Exatamente, é com a Administração Gerencial que o foco da administração pública passar a ser a eficiência, em vez do controle nos processos. Dessa forma, é o cidadão quem ganha com um serviço público mais eficiente.


    Gabarito do Professor: Letra E.