SóProvas


ID
5353555
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-4ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O conjunto de normas que rege determinado Estado e que se traduz em sua lei fundamental é conhecido como Constituição. As constituições podem ser classificadas segundo diversos critérios. Quanto à classificação das constituições, julgue o item.


Constituição consuetudinária é a que aborda todos os assuntos que os representantes do povo entendem como fundamentais, descendo a minúcias em assuntos que deveriam constar de leis infraconstitucionais.

Alternativas
Comentários
  • A Constituição consuetudinária não existe como documento formal. Tem por base a tradição e o costume legal. O exemplo clássico é o sistema britânico, onde a jurisprudência exerce grande influência e as leis raramente descem a detalhes, sendo, por vezes, "lacônicas".

  • Constituição que trata de temas nos mínimos detalhes, que desce a minúcias, que traz em seu arcabouço assuntos que poderiam ficar de fora do seu corpo é uma Constituição analítica, pois assim é chamada em decorrência de sua extensão.

    Para ser chamada de consuetudinária, ela precisa ser formada através de costumes e não ser escrita. Ela assim é chamada em decorrência de sua forma.

  • Gabarito: E

    Constituição COnsuetudinária: COstume

    Bons estudos!

  • GABARITO: ERRADO

    Quanto à forma

    1 - Escrita: é constituição consistente num código, num documento único sistematizado. É o sistema usual no continente europeu e, consequentemente, em toda a América Latina.

    2 - Costumeira\não escrita\consuetudinária: é a constituição consistente em normas esparsas, não aglutinadas em um texto solene, centrada nos usos e costumes, na prática política e judicial. Seu grande exemplo é a constituição inglesa que não tem um documento escrito, um código. Ao contrário o seu direito constitucional decorre da identificação dos chamados direitos imemoriais do povo inglês. O sistema parlamentarista, que é o grande modelo para todo o mundo civilizado, não está estruturado em qualquer norma escrita.

    Fonte: https://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/113/Classificacao-das-Constituicoes

  • Gabarito:"Errado"

    A constituição consuetudinária é aquela baseada em costumes.

  • ERRADO R: Constituição Analítica.
  • → Constituição Não escrita (costumeira, consuetudinária, histórica): 

    Podem ser encontrados elementos escritos, ainda que na constituição não escrita;

      Ex. Constituição Inglesa 

  • Constituição consuetudinária ou não escrita é a constituição consistente em normas esparsas, não aglutinadas em um texto solene, centrada nos usos e costumes.

  • COnsuetudinária:~>  COstumes

  • Misericórdia nunca vi está palavra "Consuetudinária", com certeza deixaria em branco.

  • A constituição consuetudinária é do tipo não escrita. O que não significa que não seja "escrita". Assim será , porém em leis esparsas, onde se encontram normas de conteúdo materialmente constitucionais que tratam de assuntos eminentemente caracterizadores do estado.

    Resumo: Consuetudinária, não escrita, histórica, material.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca da classificação da Constituição quanto à forma e quanto à extensão.

    2) Base doutrinária (Pedro Lenza)

    Quanto à forma, as Constituições podem ser escritas ou não escritas (consuetudinária).

    As escritas estão contidas em um único documento formal e solene. As não escritas, por sua vez, estão em vários documentos esparsos e também em jurisprudências e costumes não escritos.

    b) Quanto à extensão, as Constituições podem ser classificadas como sintéticas e analíticas:

    Sintéticas seriam aquelas enxutas, veiculadoras apenas dos princípios fundamentais e estruturais do Estado. Não descem às minúcias. Ex.: Constituição americana.

    Analíticas, por outro lado, são aquelas que abordam todos os assuntos que os representantes do povo entenderem fundamentais. Normalmente descem às minúcias. Ex.: Constituição Brasileira de 1988. (LENZA, Pedro, Direito constitucional esquematizado. 20ª ed. São Paulo: Saraiva. 2016, p. 104)

    3) Exame da questão posta e identificação da resposta

    Consoante acima exposto, a Constituição dogmática é a que aborda todos os assuntos que os representantes do povo entendem como fundamentais, descendo a minúcias em assuntos que deveriam constar de leis infraconstitucionais.

    Observa-se, assim, que o enunciado mistura duas classificações constitucionais, quais sejam, a forma e a extensão, uma vez o conceito aduzido se refere a constituição analítica que corresponde a classificação quanto à extensão.

    Resposta: ERRADO.