SóProvas


ID
5353651
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-4ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos sistemas de medição de desempenho organizacional, julgue o item.


Na análise SWOT, a análise do ambiente interno busca identificar os pontos fortes e os pontos fracos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Variáveis Internas e controláveis

    Pontos Fortes

    Propiciam uma condição favorável no que diz respeito ao próprio ambiente da empresa. São características que auxiliam a empresa a atingir a sua missão e a torná-la mais respeitada e competitiva. Ex.: produto de grande procura; produtos confiáveis por sua qualidade; bom relacionamento com os clientes; gestão competente.

    Pontos Fracos

    São variáveis que desfavorecem a organização em relação ao seu ambiente. Ex.: Falta de capacidades técnicas; produtos não conhecidos pelo mercado; problemas de qualidade; comercialização ineficiente.

    Variáveis Externas e não controláveis

    Oportunidades

    São variáveis que podem que surgem no ambiente externo e que podem favorecer a organização, caso ela assim deseje e se interesse por usufruir as oportunidades. Ex.: mudanças nas condições do mercado que favorecem a empresa, como câmbio, taxa de juros, preço de commodities que intereferem na empresa, entre outros; surgimento de novas tecnologias no mercado, que possibilitam a inovação em produtos.

    Ameaças

    Condições externas que criam um ambiente desfavorável à organização. Ex.: evoluções tecnológicas que tornam obsoletos os produtos; políticas de livre comércio, que podem aumentar a concorrência interna, dificultando o ambiente para as empresas nacionais.

  • Gabarito Correto.

    É uma ferramenta utilizada na etapa do diagnóstico organizacional. Consiste, basicamente, na análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (ameaças e oportunidades).

    Fonte: Meus resumos

  • Gabarito: C

    Matriz SWOT/STEVENSON

    PONTOS FRACOS:

    AMEAÇAS →  SOBREVIVÊNCIA

    OPORTUNIDADES → CRESCIMENTO

    PONTOS FORTES:

    AMEAÇAS →  MANUTENÇÃO

    OPORTUNIDADES →  DESENVOLVIMENTO.

    ANÁLISE INTERNA:

    A análise interna é restrita, controlável e identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Identifica quais as práticas atuais da organização e o seu modo de fazer.