SóProvas


ID
5354146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I


    Quem pensa que a excelência do agronegócio brasileiro se resume a soja, café e carnes está enganado. O país está entre os cinco maiores exportadores mundiais em valor em quase três dezenas de produtos agrícolas. O maior destaque é para os de sempre: açúcar, cereais, soja, milho, oleaginosas e frutas cítricas. Mas o Brasil aparece no top five de exportações da Organização para as Nações Unidas (ONU) com produtos inusitados, como pimenta, melancia, abacaxi, mamão papaia, coco, mandioca, caju, fumo, sisal e outras fibras, por exemplo.

    Os dados, de 2019, são da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e foram reunidos em um estudo realizado pelo Instituto Millenium em parceria com a consultoria Octahedron Data eXperts (ODX). O objetivo do trabalho foi traçar uma radiografia do agronegócio brasileiro para entender as razões pelas quais o setor vive anos seguidos de prosperidade e tem caminhado na contramão dos demais, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia.  

    O comércio internacional é um dos pilares importantes para sustentar o bom desempenho do setor, turbinado pela desvalorização do câmbio e pelos preços em alta das commodities. A agropecuária respondeu por cerca de 45 bilhões de dólares das exportações em 2020 e, há vários anos, tem garantido o saldo positivo da balança comercial. Quando se avaliam as exportações por setores, apenas a agropecuária apresentou crescimento nas vendas externas (6%) em comparação a 2019, mostra o estudo. Já a indústria extrativa e a de transformação registraram queda de 2,7% e de 11,3%, respectivamente. 

    Essa história se repete também no produto interno bruto (PIB), a soma de todas as riquezas geradas no país. Em 2020, a agropecuária foi o único setor com resultado positivo, o que contribuiu para que os efeitos adversos da pandemia sobre a atividade não fossem ainda maiores. O PIB do setor avançou 2% sobre o ano anterior, enquanto o da indústria recuou 3,5% e o dos serviços, 4,5%. 


Internet: <https://economia.uol.com.br> (com adaptações). 

No segundo período do último parágrafo do texto CB1A1-I, o vocábulo “adversos” está empregado com o mesmo sentido de

Alternativas
Comentários
  • Adversos é o plural de adverso. O mesmo que: desconformes, adversários, combatentes, contrários, impróprios, inversos, oponentes, opostos, prejudiciais.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/

  • Liguei efeitos adversos, com "adversidades" que é algo desfavorável, infortúnio, então... prejudicial.

  • GABARITO: D

    Em 2020, a agropecuária foi o único setor com resultado positivo, o que contribuiu para que os efeitos adversos da pandemia sobre a atividade não fossem ainda maiores. 

    Em 2020, a agropecuária foi o único setor com resultado positivo, o que contribuiu para que os efeitos prejudiciais da pandemia sobre a atividade não fossem ainda maiores. 

    Adversidade é um acontecimento funesto, uma falta de sorte, uma desgraça, um infortúnio, um revés.

    https://www.significados.com.br

  • EFEITO ADVERSOefeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito

  • Discordo do gabarito.

    Em nenhum momento o texto cita que a pandemia casou um efeito ruim/adverso/prejudicial à agropecuária.

    Pelo contrário, o texto a todo tempo reforça que o setor agropecuário obteve resultados positivos durante a pandemia.

    "Em 2020, a agropecuária foi o único setor com resultado positivo".

    Logo, não é possível afirmar que o vocábulo “adversos” está empregado com o mesmo sentido de "prejudiciais".

    Veja o texto:

    "o que contribuiu para que os efeitos adversos da pandemia sobre a atividade não fossem ainda maiores."

    Como um efeito que não foi prejudicial para a agropecuária pode ser ainda maior?

    Faria mais sentido o vocábulo ser empregado com o sentido de "colaterais", pois, como já dito, a agropecuária não sofreu resultados adversos na pandemia.

  • Minha contribuição.

    EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito.

    Fonte: www.farmacia.ufmg.br

    Abraço!!!

  • TÍPICA QUESTÃO QUE OU SABE OU SE LASCA, eu, por exemplo, fui um dos que se lascou.

    adverso:

    ADJETIVO

    1. que se encontra ou se apresenta em oposição; contrário
    2. que traz desgraça; que provoca infortúnio; prejudicial
    3. "causas adverso"
    4. desfavorável, impróprio
    5. "o país vive uma situação adverso a gastos supérfluos" · [mais]
    6. m.q. adversário (s.m.)

  • Diferença entre EFEITOS adversos x colaterais

    O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco.

    O efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

    A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.

    Exemplo: Alguém que toma um antialérgico e está sem sono. Um dos principais efeitos colaterais dos anti-histanímicos é a sonolência, que neste caso, pode ser uma consequência benéfica para alguém com dificuldade em dormir.

  • Para responder essa pergunta é bem facil basta gravar a tabela verdade:

    Se verdade então verdade = verdade

    Se verdade então falso = falso

    Se falso então verdade = falso

    Se falso então falso = Verdade

    SÓ OS LOUCOS ENTENDERÃO

  • kkkkkkk tá dizendo, né?

  • É só lembrar que a palavra "Adversos" vem de "Adversidade", que significa algo ruim, uma desgraça, etc

  • Diferença entre EFEITOS adversos x colaterais

    O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco.

    O efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

    A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.

    Exemplo: Alguém que toma um antialérgico e está sem sono. Um dos principais efeitos colaterais dos anti-histanímicos é a sonolência, que neste caso, pode ser uma consequência benéfica para alguém com dificuldade em dormir.