SóProvas


ID
5354536
Banca
FSPSS
Órgão
FSPSS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As regras da Nova Ortografia - que passaram a fazer parte do nosso vocabulário oficialmente em 2016 - trouxeram algumas modificações, tais como a escrita da palavra "supercidadão". Seguindo as orientações de uso/desuso do hífen, assinale a alternativa que contém uma grafia "antiga" não aceita pela nova regra:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    " Os iguais se repelem e os diferentes se atraem "

    Supermoderno

    Seguido de " h" ou de " r " = Hífen.

    Super-herói

    Super- racional

  • "..."trouxeram algumas modificações, tais como a escrita da palavra "supercidadão". Seguindo as orientações de uso/desuso do hífen, assinale a alternativa que contém uma grafia "antiga" não aceita pela nova regra"

    Alternativa A

    Super-moderno

    O correto seria

    Supermoderno

    Explicação: O prefixo super só é hifenizado quando a palavra a que ele se junta começar com R ou H

  • Gab: A

    Não se usa hífen:

    • Unir vogais iguais;
    • Unir consoantes diferentes;
    • Unir consoante com vogal (se a consoante após a vogal em prefixo por S ou R, esta deve ser duplicada);
    • Após "não" e "quase";
    • Entre palavras compostas por elementos de ligação;
    • Locuções com palavras repetidas.

    Fonte: Prof. Bruno Pilastre, Gran Cursos

  • Nos prefixos Hiper / Inter / Super seguidos de '' h '' ou '' r '' usa-se o Hífen

  • A questão exigiu conhecimento sobre a regra do hífen de acordo com O Novo Acordo Ortográfico. O candidato deve assinalar a assertiva com a escrita incorreta. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Super-moderno⇢ o prefixo “super” quando estiver ligado à palavra que inicia com letras diferentes, irá se juntar sem hífen, exceto com H.

    b) Correta.

    Hiperautoritário⇢ o prefixo” hiper” apenas se usa hífen quando a palavra seguinte tiver H ou R.

    c) Correta.

    Superamigável⇢ o prefixo “super” quando estiver ligado à palavra que inicia com letras diferentes, irá se juntar sem hífen, exceto com H.

    d) Correta.

    Hiper-racional⇢ o prefixo” hiper” apenas se usa hífen quando a palavra seguinte tiver H ou R.

    Gabarito do monitor: A

  • a) Incorreta.

    Super-moderno⇢ o prefixo “super” quando estiver ligado à palavra que inicia com letras diferentes, irá se juntar sem hífen, exceto com H.

  • Essa é uma questão sobre o uso do hífen depois do Novo Acordo Ortográfico em que a banca simplesmente pedia que se identificasse em qual das opções a grafia da palavra não está atualizada e, portanto, incorreta.

     Percebemos, logo de início, que as opções trazem duas palavras com o prefixo super- e duas com o prefixo hiper-. Quanto a esses prefixos, o Novo Acordo é taxativo em afirmar que, quando o segundo elemento começa por vogal ou consoante diferente de “r" ou “h", o hífen não deve ser empregado. Ou seja, apenas se usa o hífen depois desses prefixos quando a segunda palavra começar pelas consoantes “r" ou “h". Assim, percebemos que “hiperautoritário" e “superamigável" estão escritas corretamente, já que os segundos elementos das composições começam com a vogal “a". Da mesma forma, a palavra hiper-racional também está correta, haja vista o fato de “racional" começar pela letra “r", o que faz necessária a presença do hífen. Injustificável, porém, é a presença do hífen em “super-moderno", já que a consoante que começa o segundo elemento é um “m", e não um “r" ou “h". Sendo assim, conclui-se que a alternativa A é a opção a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra A.