SóProvas


ID
5354815
Banca
AMAUC
Órgão
Consórcio Socioassistencial - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conhecimento é, sem dúvida, o principal instrumento de trabalho em qualquer área, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção. Acerca da instrumentalidade e dos instrumentos técnicos do Serviço Social, marque a assertiva incorreta:

Alternativas
Comentários
  • disponha colega... espero que ajude por ai pra vc :)
  • O elemento de prova e o laudo, não estudo social.

  • A perícia serve sim como elemento de prova para auxiliar decisão judicial. O erro está em dizer que o estudo social é resultado da perícia. É justamente o inverso: a perícia é resultado de um estudo social.

    Todo perícia é resultado de um estudo, mas nem todo estudo se tornará obrigatoriamente uma perícia.

    "No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social, isto é, o juiz solicita e nomeia um perito, que é um profissional com conhecimento especializado na área – nesse caso, graduado em Serviço Social – para a realização da perícia social, de maneira a contribuir como suporte à decisão que irá tomar. " Fávero, 2005.

  • O estudo social é resultado do processo de perícia social que poderá servir como elemento de prova em processos judiciais. Contém o parecer da situação analisada pelo profissional.

  •  “O laudo registra por escrito, e de maneira fundamentada, os estudos e conclusões da perícia” (p. 28-29) O laudo social é “utilizado no meio judiciário como mais um elemento de “prova”, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial” (p. 45). Trata-se de um “relato analítico da construção histórica da questão estudada e do estado social atual da mesma”, também composto por uma “conclusão ou parecer social” (FÁVERO, 2005, p. 46).

    Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Ao analisar as alternativas, temos:

    A – Correta. O estudo social é resultado do processo de perícia social que poderá servir como elemento de prova em processos judiciais. Contém o parecer da situação analisada pelo profissional.

    B, C, D e E – Incorretas.

    Gabarito: A

    Referências:

    FÁVERO, E. T. Estudo Social: Fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: CFESS (org.). O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social, 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.