-
Por que não é a letra A - Matriciamento? Por que não é entre duas equipes?
-
De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário.
Pesquisei sobre ambos, mas os conceitos são bem próximos rs, Se alguém puder explicar melhor a diferença :)
-
Também fiquei entre as duas, mas depois de respondido pensei que talvez seria porque o matriciamento trata-se de da construção compartilhada de duas equipes, um apoio da equipe de apoio matricial para a equipe referência, para dai a construção da proposta de intervenção. A proposta de intervenção em si seria a PTS.
-
O PTS é uma ferramenta para realização de ações com base na abordagem centrada na pessoa, que contempla a integralidade e a equidade. É realizado em equipe, também pode ser realizado individualmente, mas é para ser preferencialmente em equipe. Este vídeo desenrola o passo a passo do PTS e a base legal que o fundamenta.
-
acredito que a questão deixou a desejar em seu sentido, dando margem tanto para matriciamento e pts. Se tivesse pelo menos especificado alguma bibliografia, para então pensarmos em um ponto de vista especifico...
-
Por atuar no CAPS mais de 4 anos, essa consegui identificar sem grandes dificuldades. Pois PTS é sobre as necessidades individuais.
-
A questão solicita conhecimentos acerca das estratégias de cuidado encontradas no SUS.
Para ofertar o cuidado de forma humanizada em consonância com os princípios e diretrizes encontrados no SUS dentro de uma lógica de cuidado integral que compreenda as especificidades, determinantes e condicionantes de saúde de forma individualizada, as equipes de saúde devem realizar determinadas ações para o usuário. A definição abordada pela banca é o Projeto Terapêutico Singular - PTS.
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário.¹ É um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. Foi desenvolvido em espaços de atenção à saúde mental como forma de propiciar uma atuação integrada da equipe valorizando outros aspectos, além do diagnóstico psiquiátrico e da medicação, no tratamento dos usuários.
Sobre as demais alternativas:
Matriciamento: De acordo com o Ministério da Saúde: “Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica."
Oficinas e grupos de apoio: são estratégias que visem o cuidado a partir de atividades em grupo para uma temática pré-definida (geralmente), sendo sugestionada pelo PTS e acompanhada por um profissional habilitado em conduzir as atividades propostas
Atendimento ambulatorial individual: os ambulatórios são atendimentos pertinentes ao nível secundário, onde são propostos cuidados mais especializados, resultante de uma demanda em uma área específica.
Portanto, quando se fala em articulação interprofissional, nos remetemos prontamente ao PTS, haja vista que sua construção requer o olhar interdisciplinar com o objetivo de ofertar cuidados de forma integral, compreendendo o sujeito como um todo. Nesse PTS, poderemos ver atividades mais específicas, como oficinas e grupos, por exemplo.
Gabarito da Professora: LETRA E.
Fonte: Ministério da Saúde. Guia prático de matriciamento na saúde mental. (online)