-
As apresentações clínicas mais comuns de intoxicação por fenciclidina incluem desorientação, confusão sem alucinações, alucinações ou delírios, uma síndrome semelhante a catatonia e coma de gravidade variável.
Pode incluir sintomas como: Nistagmo vertical ou horizontal.; Hipertensão ou taquicardia; Torpor ou resposta diminuída à dor; Ataxia ;incapacidade de coordenação; Disartria (dificuldade de articular as palavras); Rigidez muscular; Convulsões ou coma; Hiperacusia (acuidade auditiva exacerbada).
-
Inalantes e opióides = Não possuem sintomas como taquicardia ou hiperacusia
Cafeína = Uma droga estimulante do SNC e, portanto, não causa nistagmo, ataxia ou disartria
Cannabis = Apesar de ser uma droga perturbadora do SNC, como a fenciclidina, só possui quatro sintomas de intoxicação (taquicardia, olhos vermelhos, boca seca e apetite aumentado)
-
INTOXICAÇÃO por FENCICLIDINA (pó de anjo):
Alteração da cognição (prejuízo de julgamento);
Agressividade, impulsividade, imprevisibilidade, agitação psicomotora, ansiedade;
psicose temporária (paranóia e alucinações);
Nistagmo vertical ou horizontal, taquicardia, hipertensão, convulsões ou coma, ataxia, diminuição da resposta a dor, rigidez muscular, formigamento, disartria ou fala pastosa, tinitus e hiperacusia
SIGNIFICADOS DE (sintomas que constam na questão):
Taxia: ou Tactismo é uma resposta comportamental inata de um organismo em resposta a um estímulo direcional; são movimentos de deslocamento, orientados em relação a um excitante externo ou interno, este excitante pode ser a luz ou substâncias quimicas.
Disartria:é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala.
Hiperacusia:é uma condição caracterizada por uma maior sensibilidade a certas frequências e volumes de som. É, pois, um aumento da acuidade auditiva.
Nistagmo: movimentos involuntários dos olhos, ou seja, os olhos fazem movimentos repetitivos, não controlados, muitas vezes resultando em visão reduzida.
RERENCIA: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2017/CRR/Modulos2016/mod%2003%20_%20CRR%20bases_tratamento_adicao_roselilacerda.pdf
DSM V
-
Segundo o DSM-V:
São critérios diagnósticos para Intoxicação por feniciclidina:
A. Uso recente de fenciclidina (ou substância farmacologicamente semelhante).
B. Alterações comportamentais clinicamente significativas e problemáticas (p. ex., beligerância, agressividade, impulsividade, imprevisibilidade, agitação psicomotora, julgamento prejudicado) desenvolvidas durante ou logo após o uso de fenciclidina.
C. No prazo de 1 hora, dois (ou mais) dos seguintes sinais ou sintomas:
Nota: Quando a droga for fumada, cheirada ou usada na forma intravenosa, o início pode ser bem mais rápido.
1. Nistagmo vertical ou horizontal.
2. Hipertensão ou taquicardia.
3. Torpor ou resposta diminuída à dor.
4. Ataxia.
5. Disartria.
6. Rigidez muscular.
7. Convulsões ou coma.
8. Hiperacusia.
D. Os sinais ou sintomas não são atribuíveis a outra condição médica nem são mais bem explicados por outro transtorno mental, incluindo intoxicação por outra substância.
A título de complementação:
- Ataxia: equilíbrio ou coordenação motora prejudicados.
- Disartria: Fraqueza nos músculos usados para fala, o que muitas vezes faz com que a fala fique arrastada ou lenta.
- Hiperacusia: maior sensibilidade a certas frequências e volumes de som.
- Nistagmo: movimento involuntário dos olhos que pode fazer o olho mover-se rapidamente de um lado para outro, para cima e para baixo ou em um círculo, podendo borrar ligeiramente a visão.
Gabarito do Professor: Letra B.