SóProvas


ID
5356561
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) é um programa de rastreamento populacional que tem como objetivo geral identificar distúrbios e doenças no recémnascido, em tempo oportuno, para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo, com vistas a reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Considerando a realização da triagem neonatal, conhecida como “teste do pezinho”, analise as afirmativas abaixo.


I. Recomenda-se que o período ideal de coleta da primeira amostra esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

II. Para que haja uma boa circulação de sangue nos pés da criança, suficiente para a coleta, o calcanhar deve sempre estar abaixo do nível do coração.

III. A escolha do local adequado para a punção é importante, devendo ser no centro da região plantar do calcanhar, facilitando a coleta da amostra.

IV. Aguardar a formação de uma grande gota de sangue. Importante que deve ser utilizada a primeira gota que se formou para garantir o resultado fidedigno do teste.


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Concordo com você!

  • Errei seguindo esse mesmo pensamento

  • Entre 3 e o 7 dia

  • -Recomenda -se que o período ideal pra coleta da amostra seja entre o 3º e 5º dias de vida.

    -Punção é feita na face Lateral do calcanhar do bebê.

  • Segundo o caderno 33 do Ministério da Saúde o período ideal é do 3 ao 7 dia de vida.

  • TERCEIRO AO QUINTO DIA

  • Teste do Pezinho:

    Detectar doenças: genéticas, metabólicas, endócrinas, infecciosas.

    Se detectadas precocemente - podem ser tratadas ou controladas - evitar sequelas graves, especialmente retardo mental.

    Necessário ter tido contato com o leite materno para testar a fenilcetonúria e aguardar também a saída do hormônio tireoidiano materno do corpo da criança

    O ideal é que seja feito no 3º dia de vida, quando o bebê já ingeriu proteínas e ainda é possível analisar o metabolismo da fenilalanina, dessa forma, evitando falsos resultados negativos para fenilcetonúria- o bebê precisa ter contato com o leite materno, com suas proteínas e, necessariamente, o aminoácido fenilalanina.

    A dosagem de TSH nas primeiras 24 horas de vida pode levar a um aumento de falsos positivos para hipotireoidismo congênito

    Deve ser coletado entre o 3º e 5º dia de vida. E não deve ser feito após 28 dias, quando não é mais considerado o período neonatal.

    A triagem desse agravo é realizada por meio da dosagem quantitativa da fenilalanina sanguínea, e para acurácia do resultado é fundamental - ingestão proteica.

    A ingestão proteica é necessária para que possa ser detectado o erro no metabolismo da fenilalanina, um aminoácido presente no leite materno e outros alimentos.

    Doenças analisadas no teste do pezinho:

    • Fenilcetonúria
    • Hipotireoidismo Congênito
    • Doenças Falciformes e outras Hemoglobinopatias
    • Fibrose Cística 
    • Deficiência de Biotinidase
    • Hiperplasia Adrenal Congênita

    Atenção!

    Esses testes são regulamentados como mínimos e determinados pelo MS. Na rede privada ou em alguns estados o SUS realiza o teste do pezinho ampliado detectando muitas outras doenças.

    A punção deve ser executada numa das laterais da região plantar do calcanhar. A punção não pode ser realizada no centro do calcanhar, pois há risco de puncionar uma artéria.

    Evite o uso de agulhas, pois elas podem atingir estruturas mais profundas do pé com ossos ou vasos de maior calibre.

     

    O sangramento abundante dificulta a absorção pelo papel, sendo este outro motivo muito frequente de evolução de amostras por coleta inadequada.

    Segura o pé e o tornozelo da criança, de forma a imobilizar, mas não prender a circulação.