SóProvas


ID
5356864
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Teresina - PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

José Brasil foi contratado pela empresa “QWE” na data de 01/01/2020 para exercer a função de “segurança”.
Ocorre que, em certa ocasião, José Brasil tomou conhecimento de que seu colega de trabalho, Mario Portugal, que trabalha na mesma empresa que ele desde a data de 01/01/2016, exercendo também a função de “segurança”, recebe um salário superior ao dele.
Inconformado com a situação, José Brasil ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa “QWE”, requerendo equiparação salarial com o paradigma Mario Portugal, sustentando que ambos exercem idêntica função e realizam trabalho de igual valor, com a mesma perfeição técnica e de igual produtividade, mas recebem salários distintos.

Tendo em vista o caso narrado e as disposições da CLT, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.                 

    § 1  Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.                 

  • GABARITO: C

    Art. 461, § 1o Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos. 

  • gab. C.

    Fonte: CLT

    Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.                 

    § 1  Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.  

    Para haver equiparação salarial precisará atender aos seguintes requisitos:

    1- Idêntica função;

    2- = empregador e = ESTABELECIMENTO;

    obs.: não pode ser um empregado das casas Bahia de BH-MG e outro empregado das casas Bahia de Ouro Preto-MG, pois apesar de o empregador ser o mesmo, os estabelecimentos são diferentes.

    3- Diferença de tempo de SERVIÇO p/ o mesmo empregador NÃO superior a 4 anos;

    4- Diferença de tempo de FUNÇÃO NÃO superior a 2 anos.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • 4 anos pro mesmo empregador e 2 anos na mesma função.

  • Tchê, sempre confundo o prazo do serviço vs da função...

    Memorizei assim:

    serviço: 7 letras = MAIOR

    função: 6 letras = MENOR

    logo: serviço>função

    serviço: 4 anos

    função: 2 anos

  • Para equiparação

    requisitos:

    4 anos mesmo empregador

    2 anos mesma função

  • EQUIPARAÇÃO SALARIAL

    ·      Idêntica função;

    ·      Trabalho de igual valor, aquele feito com:

    • Igual produtividade;
    • Com a mesma perfeição técnica;
    • Entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a 4 anos e a diferença de tempo na função não seja superior a 2 anos.

    ·      Prestado ao mesmo empregador;

    ·      No mesmo estabelecimento empresarial.