-
Gabarito: Certo.
NÃO SE APROVEITA NADA! Começa do zero! Reengenharia = mudança drástica, radical.
Na década de 1990 ganhou ênfase a Reengenharia de Processos de Negócios (Business Process Reengineering), que apregoava uma mudança radical nos processos como forma das organizações obterem ganhos. A partir daí, houve também grande difusão de sistemas para automação dos processos, tais como o BPM – Business Process Management, que, entre outros aspectos, permite a representação gráfica de todos os tipos de tramites, fluxos e desvios.
Fonte: Comunidade QC + caderno de erros.
-
Gabarito Correto.
Outro conceito:
Representa o aprimoramento radical e abrupto da organização, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido da alta direção da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas.
-
Reengenharia
Busca mudanças radicais através de uma reestruturação dos processos para conseguir melhorias drásticas.
A reengenharia é:
- Análise dos fundamentos dos processos;
- Mudanças radicais;
- Melhorias drásticas do desempenho;
- Orientação para processos.
A reengenharia NÃO é:
- Não é sinônimo de automação de processos;
- Não é downsizing (diminuição - visto como problema);
- Não é reestruturação;
- Não é relacionada com a gestão da qualidade total.
-
Reengenharia é o que você quer fazer (mas não deveria) quando é reprovado.
-
REENGENHARIA NÃO SE APROVEITA NADA!
CERTO.
-
RESUMINHO
A reengenharia é uma estratégia de gestão de negócios da década de 1990, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, seu foco é em análise, projetos de fluxos de trabalho e processos de negócios na organização. A ideia da reengenharia consiste em auxiliar as organizações a repensar uma forma de realizar suas atividades com menor custo, melhor atendimento ao cliente. E se tornarem competitivas no mercado.
Reengenharia nas empresas pode ser usada em três situações. A primeira é quando a empresa está passando por graves problemas, e não tem outra alternativa a não ser começar de novo. A segunda é quando a empresa ainda não se encontra em dificuldades, mas é possível prever futuros problemas, e por isso resolve passar por uma reestruturação para evitar esses problemas. A terceira é quando a empresa tem um ótimo desempenho, e mesmo não tendo previsões de problemas futuros, opta por passar pelo processo de reengenharia para ganhar mais vantagem em relação aos concorrentes e aumentar ainda mais seu desempenho, com a ideia de que ao refazer algo que já é bom, é possível alcançar algo ainda melhor.
Segundo Branco (2008, p. 123), ao contrário do que tinha acontecido com muitas das metodologias de Gestão da Qualidade, os primeiros exemplos da sua aplicação vieram dos Estados Unidos da América e não do Japão.
A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p. 39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Reengenharia
-
O processo de reengenharia é o repensar fundamental e reestruturação
radical dos processos empresariais visando alcançar enormes melhorias no desempenho de custos,
qualidade, atendimento e velocidade.
A reengenharia significa fazer uma nova
engenharia da estrutura organizacional, uma reconstrução, e não simplesmente
uma mudança incremental. A reengenharia vai à essência, ela é radial, é
drástica e orienta-se por processos.
Em face do exposto, podemos afirmar que a
questão em análise está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.