SóProvas


ID
5360626
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Muitos dos fenômenos que ocorrem na mitose também acontecem na meiose. São exemplos a sequência de alterações no núcleo e no citoplasma, os períodos de prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase, a formação do fuso mitótico, a condensação dos cromossomos, a evolução dos centrômeros etc. Considere os itens descritos abaixo e assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre a mitose e a meiose:


(1) A mitose ocorre nas células somáticas e a meiose, nas células sexuais;

(2) Na mitose cada replicação do DNA é seguida por uma divisão celular; portanto, as células-filhas apresentam a mesma quantidade de DNA que a célula-mãe e um número diploide de cromossomos. Na meiose, por outro lado, cada replicação do DNA é seguida por duas divisões celulares (meiose I e meiose II), das quais resultam quatro células haploides que contêm metade do DNA;

(3) Na mitose a síntese de DNA ocorre durante a fase S e, depois, a fase G2. Na meiose a fase S é muito longa e a fase G2 é breve ou inexistente;

(4) Na mitose cada cromossomo evolui de modo dependente. Na meiose, durante a primeira de suas divisões, os cromossomos homólogos relacionam-se entre si (pareiam-se) e trocam partes de suas moléculas (recombinam-se);

(5) A duração da mitose é curta (aproximadamente uma hora), enquanto a duração da meiose é bem longa (vários anos nos homens e 24 h nas mulheres);

(6) Na meiose, o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas (exceto quando ocorrem mutações gênicas ou aberrações cromossômicas), enquanto a mitose gera grande variabilidade genética.

Alternativas
Comentários
  • MAL ELABORADA

  • Ow questão mal feita! Aff.

  • A questão fala sobre as divisões celulares mitose e meiose, que possuem fenômenos em ambos os casos, como os períodos de prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase, entre outros. Pede-se a alternativa correta que indica as diferenças entre a mitose e meiose. As divisões celulares ocorrem dependendo da complexidade do organismo e do tipo de célula: germinativa (meiose), que é especializada em reprodução (produz gametas); ou somática (mitose), crescimento que constitui os tecidos de um organismo.
    As divisões celulares ocorrem em fases: a fase G1 de crescimento celular, a fase S onde ocorre a síntese do DNA e duplicação da molécula, e a fase G2, de crescimento e síntese de proteína necessária para a divisão. Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com idêntico material genético, e na meiose, cada célula-filha apresenta metade dos cromossomos da célula-mãe. A meiose possui duas etapas, a meiose I (reducional) e a meiose II (equacional). Na mitose, ocorre uma divisão celular que resulta em duas células-filhas idênticas, com mesmo número de cromossomos e características genéticas, e ela é dividida nessas quatro fases listadas acima: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Na meiose, ocorrem duas divisões celulares consecutivas, sendo chamada de meiose I e meiose II, resultando em quatro células-filhas haploides. Durante a divisão celular, ocorre a recombinação gênica (crossing-over) responsável pela variabilidade genética, que acontece durante a meiose, na prófase I. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
     

    Fonte da imagem: site educamaisbrasil.com.br


    Analisando os itens:

    (1) A mitose ocorre nas células somáticas e a meiose, nas células sexuais; A meiose forma gametas (células sexuais) e a mitose é responsável pelo crescimento (células somáticas). Verdadeira.

    (2) Na mitose cada replicação do DNA é seguida por uma divisão celular; portanto, as células-filhas apresentam a mesma quantidade de DNA que a célula-mãe e um número diploide de cromossomos. Na meiose, por outro lado, cada replicação do DNA é seguida por duas divisões celulares (meiose I e meiose II), das quais resultam quatro células haploides que contêm metade do DNA; Mitose forma 2 células 2n, meiose forma 4 células n. Verdadeira.

    (3) Na mitose a síntese de DNA ocorre durante a fase S e, depois, a fase G2. Na meiose a fase S é muito longa e a fase G2 é breve ou inexistente; Na mitose e na meiose a síntese de DNA ocorre durante a fase S (duplicação), porém na meiose a fase G2 é bem curta, pela ocorrência de duas divisões celulares sucessivas. Verdadeira.

    (4) Na mitose cada cromossomo evolui de modo dependente. Na meiose, durante a primeira de suas divisões, os cromossomos homólogos relacionam-se entre si (pareiam-se) e trocam partes de suas moléculas (recombinam-se); Na mitose, os cromossomos não são dependentes, eles realizam a divisão celular de forma independente em todas as etapas. Falsa.

    (5) A duração da mitose é curta (aproximadamente uma hora), enquanto a duração da meiose é bem longa (vários anos nos homens e 24 h nas mulheres); A mitose geralmente ocorre em 30min, e a meiose dura em média 70min, o período mais longo é o da interfase, onde não ocorre divisão celular. Falsa.

    (6) Na meiose, o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas (exceto quando ocorrem mutações gênicas ou aberrações cromossômicas), enquanto a mitose gera grande variabilidade genética. A meiose gera variabilidade genética pela combinação de material genético diferente de pai e mãe, e pelo crossing-over, a mitose gera mesma quantidade de material genético (idêntico) em células-filhas. Falsa.


    Considere os itens descritos abaixo e assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre a mitose e a meiose:

    A) 1, 2 e 3. Os três primeiros itens sobre as diferenças entre mitose e meiose são verdadeiros. CORRETA.

    B) 2, 3 e 4. O item 4 não é verdadeiro, apenas os itens 2 e 3. Incorreta.

    C) 4, 5 e 6. Os itens 4, 5 e 6 não são verdadeiros sobre as diferenças entre mitose e meiose. Incorreta.

    D) 1, 3 e 5. Apenas os itens 1 e 3 são verdadeiros, o item 5 é falso. Incorreta.

    E) 2, 4 e 6. Apenas o item 2 é verdadeiro, os itens 4 e 6 são falsos. Incorreta.




    Gabarito do Professor: A
  • A. 1 2 e 3

  • (4) Na mitose cada cromossomo evolui de modo dependente. Na meiose, durante a primeira de suas divisões, os cromossomos homólogos relacionam-se entre si (pareiam-se) e trocam partes de suas moléculas (recombinam-se);

    Na mitose cada cromossomo evolui de forma independente.

    (5) A duração da mitose é curta (aproximadamente uma hora), enquanto a duração da meiose é bem longa (vários anos nos homens e 24 h nas mulheres);

    A mitose é um tipo de processo de divisão celular que ocorre desde a primeira célula até a morte (no decorrer da vida), já a meiose acontece somente até a formação do gameta.

    (6) Na meiose, o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas (exceto quando ocorrem mutações gênicas ou aberrações cromossômicas), enquanto a mitose gera grande variabilidade genética.

    A meiose é um importante fator para a ocorrência da variabilidade genética nos organismos de reprodução sexuada. Esse tipo de divisão celular é um processo reducional, ou seja, a partir de uma célula-mãe são originadas quatro células-filhas com metade do número de cromossomos. 

  • E a meiose espórica nas plantas? Questão deveria ter sido anulada.