SóProvas


ID
5361646
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria da liderança situacional (SLT) é caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Liderança situacional depende de 3 variáveis: líder, subordinados e situação

  • "Diferentemente das Teorias Comportamentais (Estilos de Liderança) que levam em consideração a existência de apenas um estilo de liderança para todas as situações, as Teorias Contingenciais (Situacionais) consideram que para cada tipo de situação, existirá um estilo de liderança adequado. Uma dessas teorias é a chamada Teoria Situacional de Hersey, também conhecida apenas como Teoria Situacional. Trata-se de uma Teoria cujo foco principal está nos liderados (e não nos líderes). Para Hersey e Blanchard, a escolha do melhor estilo de liderança depende do nível de maturidade (ou nível de prontidão) de cada um dos liderados (subordinados). Ou seja, o líder deve ser flexível e conseguir adaptar o seu estilo de liderança de acordo com a situação específica de cada subordinado.''
  • GAB E

    Como o nome sugere, um líder situacional é aquele que consegue adaptar seu comportamento a diferentes situações. Ainda, em outras palavras, a eficácia do líder está na sua capacidade de adaptar seu comportamento gerencial ao nível da maturidade ou sofisticação de seus subordinados, ou seja, à situação. Liderança situacional é aquela onde o líder adapta seu perfil de liderança de acordo com a situação em que se encontra. Um líder situacional consegue se adaptar de acordo com o liderado e a tarefa que precisa ser feita. Isso facilita para que todos sejam incluídos, entendidos e desenvolvidos.

    LIDERANÇA CONTINGENCIAL/SITUACIONAL:

    1. Leva em conta diversos fatores ambientais;
    2. Existe a adequação do líder de acordo com a situação;
    3. Principais teorias: liderança situacional E líder caminho-meta.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre teoria da liderança situacional.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Hersey e Blanchard definem liderança como o processo de exercer influencia sobre um individuo ou um grupo para a realização de um objetivo ou determinada situação. Para realizar influência e se consiga obter os resultados pretendidos é necessário um método.
    Com isso surge o modelo de liderança situacional, dando ênfase na maturidade e prontidão dos subordinados. A maturidade consiste na capacidade de definir objetivos, aceitas as responsabilidades e a aptidão para executar a tarefa designada.
    Posto isso, vamos à análise das alternativas.

    A)    ERRADO. A liderança carismática enfatiza o simbolismo, o apelo emocional, o extraordinário compromisso por parte dos líderes e dos liderados.

    B)    ERRADO. A teoria do recurso cognitivo defende que o estresse é inimigo da racionalidade. Uma vez que estando o líder sob forte tensão fica difícil para ele pensar logicamente e analiticamente sobre a situação, afetando desfavoravelmente a situação. 
    C)    ERRADO. A grade gerencial ou managerial grid é um conjunto de teorias que orientam os líderes a aproveitar sua inteligência e habilidades para trabalhar suas ideias e estratégias com pessoas e assim conseguir obter resultados. Apresenta uma matriz nove-por-nove, representando 81 estilos diferentes de liderança.

    D)    ERRADO. Para a teoria dos traços da liderança algumas pessoas já nascem com o dom de ser líder. Logo, o intuito dessa é realizar o reconhecimento dos traços sociais, físicos, intelectuais ou de personalidade que os distinguem dos demais.

    E)     CERTO. A teoria da liderança situacional preconiza que não há melhor estilo de liderança, mas sim uma melhor adaptação à situação exigida. A liderança situacional atua conforme a maturidade da equipe, ou seja, de acordo com a contingência. Para que a liderança seja bem-sucedida é necessário além de identificar o nível de maturidade dos indivíduos, identificar também, a prontidão dos mesmos.
    Gabarito do professor: Letra “E".

    Fonte: RIBAS, L. Andréia; SALIM, R. Cassiano. Gestão de Pessoas para Concursos. Alumnus, 2013.