SóProvas


ID
5366188
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Altos e baixos na política

(Milton Santos) 


    É pelo menos insólita a insistência dos nossos círculos oficiais em querer separar, de modo absoluto, o que é político do que não é. Assim, toda a ação sindical, toda reclamação da igreja, em suma, todo movimento social, ao postular mudanças, é criticado como inadequado e até mesmo hostil à democracia, já que não lhe cabe fazer o que chamam de política. Ao contrário, as atividades dos lobbies e as exigências de reforma do Estado feitas pelas empresas não são tidas como atividades políticas. Essa parcialidade é tanto mais gritante quando todos sabemos que o essencial na produção da política do Estado tem como atores principais as grandes empresas, cabendo aos políticos propriamente ditos e ao aparelho do Estado um papel de figurantes secundários, quando não de meros porta– vozes.

    A política se caracteriza como exercício de uma ação ou defesa de uma ideia destinada a mudar o curso da história. No mundo da globalização, onde a técnica e o discurso são dados obrigatórios das atividades hegemônicas, o induzimento à política é exponencial. O mundo da técnica cientificizada é também o mundo das regras, de cujo uso adequado depende da maior ou menor eficácia dos instrumentos disponíveis. [...]

(Folha de São Paulo, 1/10/2000)

O texto é introduzido por uma avaliação do autor que se revela por meio do adjetivo “insólita” apresentando o sentido de:

Alternativas
Comentários
  • Insólito significa: que não é habitual; infrequente, raro, incomum, anormal.

    Resposta correta: E

  • GABARITO: E

    insólita

    adjetivo

    1. Que não é costume. = EXTRAORDINÁRIO, RARO, SINGULAR ≠ COMUM, COSTUMADO, NORMAL

    substantivo masculino

    2. Aquilo que denota estranheza; coisa ou fato fora do normal. = ESTRANHO ≠ BANALIDADE

    Fonte: https://dicionario.priberam.org/ins%C3%B3lita

  • A questão é sobre sinônimos e quer saber o sentido de "insólita" em "É pelo menos insólita a insistência dos nossos círculos oficiais em querer separar, de modo absoluto, o que é político do que não é". Vejamos:

     .

    Insólito: que não é habitual; anormal, extraordinário, raro.

     .

    A) impossível.

    Errado.

    Impossível: que não é possível, que não tem possibilidade. Que não é realizável, que não pode ser feito; impraticável, inviável, irrealizável.

     .

    B) radical.

    Errado.

    Radical: relativo à base, ao fundamento, à origem de qualquer coisa; básico, fundamental. Que é tão completo quanto possível. Que se opõe ao que é conservador ou tradicional.

     .

    C) generosa.

    Errado.

    Generoso: que tem qualidades ou sentimentos nobres. Que tem grandeza de alma.

     .

    D) excludente.

    Errado.

    Excludente: que exclui.

     .

    E) incomum.

    Certo. "Insólito" e "incomum" são palavras sinônimas.

    Incomum: que não é comum; fora do comum; anormal, extraordinário.

     .

    Referência: MICHAELIS. Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, versão online, acessado em 24 de agosto de 2021.

     .

    Gabarito: Letra E