SóProvas


ID
5366749
Banca
ESPM
Órgão
ESPM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em Berlim, os combates decisivos têm lugar em janeiro de 1919.
Durante vários dias as metralhadoras crepitam em Berlim. As tropas governamentais distribuem até armas aos civis que se apresentam como voluntários. Viva o governo, gritam grupos oficiais. Certas ruas são cercadas aos transeuntes. Travam-se verdadeiras batalhas, a cidade é esquadrinhada pelas patrulhas, multidões de curiosos acorrem ao espetáculo e são tomadas de pânico quando balas silvam ao seu redor. As fachadas são crivadas de projéteis.
Por vezes, especialmente nos bairros operários, homens e mulheres são empurrados, com as mãos sobre as cabeças, por escoltas de soldados.

(Lionel Richard. A Vida Cotidiana da República de Weimar)

O texto deve ser relacionado diretamente com:

Alternativas
Comentários
  • Revolução Espartaquista
  • A Liga Espartaquista foi uma organização de cunho socialista, marxista, revolucionária, anti-imperialista e antimilitarista que atuou durante a Primeira Guerra na Alemanha, levando à Revolução Alemã (1918-19), que se consituiu como uma guerra civil que estabeleceu formalmente a República de Weimar, em agosto de 1919.

    O Putsch da Cervejaria ou de Munique foi uma tentativa de golpe de Estado de Adolf Hitler e do Partido Nazista para tomar o poder do governo da região alemã da Baviera, em 9 de novembro de 1923.

    Em 09 nov. de 1938 ocorreu o ápice dos ataques de nazistas aos judeus (Noite dos Cristais), que fugiram ou se esconderam, sinagogas judias foram incendiadas, estabelecimentos comerciais destruídos, ocorreu a prisão de cerca de 30 mil judeus que foram levados à campos de concentração, Dachau, Buchenwald e Sachsenhausen.