Zona de esfumaçamento: se forma em razão do volume de gases em alta temperatura e em combustão, e certa quantidade de fumaça, expelidos no momento do disparo. Assim, a fumaça decorrente do disparo poderá atingir o alvo e depositar-se ao redor do ferimento de entrada, quando a distância for até 30 cm.
Zona de tatuagem: pode ser encontrada em disparos realizados até 50 cm do alvo, e é causada pela dispersão dos grãos de pólvora e pelas partículas metálicas decorrentes da abrasão do projétil no cano da arma, incidindo sobre o alvo como verdadeiros projéteis secundários, por vezes incrustando-se na pele de tal maneira que forma verdadeira tatuagem. Não se observa em disparos muito próximos, até 5 cm, pois não há dispersão suficiente, acompanhando tais partículas, o projétil para o interior da lesão. (resposta correta)
Zona de chamuscamento: ocorre quando o disparo é efetuado muito próximo do alvo, sendo a pele queimada pela chama e calor que saem da boca da arma. Até 5 cm de distância.
Orla de escoriação / contusão: é causada pelo embate do projétil na rede de capilares da pele, gerando uma pequena região equimótica, sendo sinônimos na doutrina: orla erosiva, orla desepitelizada e anel de Fisch.
Orla de enxugo: se forma porque o projétil ao atravessar o cano da arma, se cobre de resíduos, como graxa, óleo de limpeza de arma, fuligem da queima da pólvora etc. Quando o projétil penetra na pele, ele se "limpa" dessas impurezas, "enxuga-se" nas bordas da ferida.
(Fonte: Professor Cleyson Brene)