SóProvas


ID
5368327
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Nos afogados, a entrada de água nas vias aéreas, associada a muco e ar, forma o que se chama

Alternativas
Comentários
  • (A)

    (A) A formação do cogumelo de espuma, devido a penetração de líquido na árvore respiratória, está comumente associada ao evento asfixia mecânica por afogamento onde se observam finas bolhas de coloração branca ou rósea que se estendem do trato aéreo respiratório inferior ao ambiente através das cavidades bucal e nasal.

    (B) Manchas de Paltauf  São Equimoses espalhadas no pulmão decorrente de afogamento por asfixia.

    (C) Mancha de Tardieu São equimoses puntiformes de coloração vermelho-vivo, localizadas mais frequentemente subpleural, subpicárdicas, no pericrânio e no timo das crianças. São comuns a quase todos os tipos de asfixias e consequentes ao aumento da pressão arterial.

    (D)O sangue fica acumulado no sistema venoso, com grande aumento da pressão nas extremidades venosas dos capilares e vênulas. * Face de cor arroxeada bem escura devido a numerosas petéquias, conhecida como Máscara Equimótica de Morestin

    (E) O sinal do funil (Bonnet) indica o sentido do trajeto, sempre do menor orifício para o maior, independentemente de estar entrando ou saindo do crânio. No caso, saindo, pois o orifício se apresenta maior na tábua externa do crânio. Sinal de Bonnet: indica o sentido do projetil de arma de fogo no osso, no caso, entrada.

  • Gabarito: A

    Afogamento é a modalidade de asfixia mecânica que ocorre em decorrência da penetração de líquidos nas vias respiratórias, por permanência da vítima imersa (totalmente ou não) em meio líquido.

    Cogumelo de espumas é um sinal externo típico do afogado e é consequência do arejamento do muco misturado à água na traqueia e nos brônquios, somente se forma nos indivíduos que reagiram energicamente dentro d’água e aparecem sobre a boca e narinas dos que foram retirados da água cedo.

  • GAB: A

    A Cogumelo de espuma.

    • Cogumelo de espuma é um sinal geral de asfixia (não patognomônico).
    • Bola de finas bolhas de espuma que cobre a boca e as narinas e se continua pelas vias respiratórias inferiores. 
    • Mais comum nos afogados, porém pode surgir em outras formas de asfixia

    B Mancha de Paltauf.

    • Manchas de PaltAuF (AFogamento): equimoses dentro dos pulmões (subpleurais), são mais extensas que as de Tardieu.

    C Mancha de Tardieu.

    • Manchas de TarDIeu (sufocação DIreta): presença de petéquias disseminadas e equimoses viscerais no coração e no pulmão.
    • são raras no afogamento

    D Sinal de Morestin.

    • Máscara Equimótica de MorestIN (sufocação INdireta): cianose cérvico-facial, torna a face violácea.

    E Sinal de Bonnet.

    É importante diferenciar sinal de Bonnet do funil de Bonnet

    • Sinais encontrados nos sulcos de enforcados: sinal de Bonnet: marcas de trama do laço
    • O diagnóstico diferencial entre o ferimento de entrada e o de saída no plano ósseo, principalmente nos ossos do crânio, é feito pelo sinal de funil de Bonnet ou do cone truncado de Pousold. Na lâmina externa do osso, o ferimento de entrada é arredondado, regular e em forma de “saca-bocado”. Na lâmina interna, o ferimento é irregular, maior do que o da lâmina externa e com bisel interno bem definido, dando à perfuração a forma de um funil ou de um tronco de cone. O ferimento de saída é exatamente o contrário, como um amplo bisel externo, repetindo a forma de tronco de cone, mas, desta vez, com a base voltada para fora
  • GABARITO A

    Cogumelo de espuma:  finas bolhas de coloração branca ou rósea no trato respiratorio devido a penetração de líquido na árvore respiratória, está comumente associada a afogamento.

    Mancha de Paltauf: Equimoses subpleurais, mais extensas que as de Tardieu. Ocorre em casos de afogamento

    Mancha de Tardieu: Petequias e equimoses no coração e pulmão, em casos sufocação direta.

    Sinal de Morestin: Cianose na face. Face violácea, em casos de sufocação indireta (compressão do toráx)

    Sinal de Bonnet:  indica o sentido do projetil de arma de fogo no osso.