(A)
(A) A formação do cogumelo de espuma, devido a penetração de líquido na árvore respiratória, está comumente associada ao evento asfixia mecânica por afogamento onde se observam finas bolhas de coloração branca ou rósea que se estendem do trato aéreo respiratório inferior ao ambiente através das cavidades bucal e nasal.
(B) Manchas de Paltauf São Equimoses espalhadas no pulmão decorrente de afogamento por asfixia.
(C) Mancha de Tardieu São equimoses puntiformes de coloração vermelho-vivo, localizadas mais frequentemente subpleural, subpicárdicas, no pericrânio e no timo das crianças. São comuns a quase todos os tipos de asfixias e consequentes ao aumento da pressão arterial.
(D)O sangue fica acumulado no sistema venoso, com grande aumento da pressão nas extremidades venosas dos capilares e vênulas. * Face de cor arroxeada bem escura devido a numerosas petéquias, conhecida como Máscara Equimótica de Morestin
(E) O sinal do funil (Bonnet) indica o sentido do trajeto, sempre do menor orifício para o maior, independentemente de estar entrando ou saindo do crânio. No caso, saindo, pois o orifício se apresenta maior na tábua externa do crânio. Sinal de Bonnet: indica o sentido do projetil de arma de fogo no osso, no caso, entrada.
GABARITO A
Cogumelo de espuma: finas bolhas de coloração branca ou rósea no trato respiratorio devido a penetração de líquido na árvore respiratória, está comumente associada a afogamento.
Mancha de Paltauf: Equimoses subpleurais, mais extensas que as de Tardieu. Ocorre em casos de afogamento
Mancha de Tardieu: Petequias e equimoses no coração e pulmão, em casos sufocação direta.
Sinal de Morestin: Cianose na face. Face violácea, em casos de sufocação indireta (compressão do toráx)
Sinal de Bonnet: indica o sentido do projetil de arma de fogo no osso.