-
Gab B
CLASSIFICAÇÃO DAS ASFIXIAS DE AFRÂNIO PEIXOTO
- ASFIXIAS PURAS
São manifestadas pela hipoxia e hipercapnia.
- Asfixias em ambientes por gases irrespiráveis:
Confinamento;
Asfixia por monóxido de carbono;
Asfixias por outros vícios de ambiente.
- Obstaculação à penetração do ar nas vias respiratórias:
Sufocação direta (obstrução da boca e das narinas pelas mãos ou das vias aéreas mais inferiores);
Sufocação indireta (compressão do tórax);
Transformação do meio gasoso em meio líquido (afogamento);
Transformação do meio gasoso em meio sólido (soterramento).
2. ASFIXIAS COMPLEXAS
Ocorre a interrupção da entrada de ar em razão de uma força externa atuante, levando a interrupção primária da circulação cerebral, hipoxia, hipercapnia e inibição por compressão dos elementos nervosos do pescoço.
Constrição passiva do pescoço exercida pelo peso do corpo.
Constrição ativa do pescoço exercida pela força muscular.
3.ASFIXIAS MISTAS
Há a constrição do pescoço pelas mãos que impede a entrada de ar (esganadura).
É sempre homicida.
Fonte: Apostilas do Fred Melo.
@frediimelo
-
A Asfixia por SUFOCAÇÃO, pode ser tanta direta quanto indireta.
1.sufocação direta (ativa), que poderá ser por:
- oclusão das vias aéreas. Ex: engasgar por restos de alimento; casos de embriaguez e a vítima aspira o seu próprio vômito; por sacos plásticos; por travesseiros; em crimes sexuais, quando o autor sufoca a vítima com as mãos;
- confinamento - aqui perde-se o oxigênio, podendo ser tanto em local aberto (um poço) como em local fechado (um submarino);
- soterramento- por penetração de substância pulverulenta tais como terra/areia nas vias respiratórias, isto é, transforma-se meio gasoso em meio sólido;
2.sufocação indireta (passiva):
- já aqui, as vias áreas estão livres, porém, ocorre um impedimento da musculatura acessória da respiração, ou seja, pela constrição do TÓRAX.
- Os exemplos mais comuns são de quando acontece um desmoronamento e que, nesses casos, muitas das vezes as vias aéreas não estão comprometidas, isto é, continuam totalmente livres, todavia, os materiais que caem sobre seu corpo comprimem o TÓRAX, e como consequência, ocorre o óbito pela sufocação indireta.
-
Gab. Letra B
Sufocação direta
- Oclusão / obstrução das vias aéreas em qualquer lugar desde os orifícios naturais (narinas e boca) até os condutos respiratórios inferiores (traqueia e brônquios), com impedimento mecânico (barreira física) à passagem do ar.
Sufocação indireta - “Congestão compressiva de Parthes”
- Via aérea livre (passagem de ar livre), mas há compressão do tórax ou abdome, em grau suficiente, de forma que não tem como expandi-los, ou seja, impedindo os movimentos respiratórios.
- Será sempre acidental ou criminoso (não há forma suicida – G. Veloso).
- A compressão impede a expansão torácica na inspiração e a movimentação abdominal.
- Ex. grandes multidões (onde há o pisoteamento), desmoronamentos (escombros caem em cima do tórax), acidentes de trânsito (onde a vítima permanece esmagada embaixo do veículo), recém-nascidos que são enrolados em mantas apertadas não permitindo a expansão torácica**
Fonte: Aulas SupremoTV
-
Ufa, depois de 5 tentativas acertei uma.
ML não é de Deus.
-
A- Pode ser por compressão do tórax também , B- correta pois são as duas formas de sufocação, sendo a direta pelas vias áreas e a indireta pela compressão do tórax, C- Não! novamente sobre sufocação direta e indireta, D- Esse conceito é de esganadura, E- A gravata é uma forma de cometer estrangulamento/asfixia mecânica, entretanto a questão aborda sufocações.
-
ASFIXIAS POR SUFOCAÇÃO:
1- Sufocação direta: oclusão das vias aéreas em qualquer lugar desde os orifícios naturais (narinas e boca) até os condutos respiratórios inferiores (traqueia e brônquios), com impedimento mecânico à passagem do ar.
2- Sufocação indireta: casos acidentais ou criminosos, em que há a compressão, em grau suficiente, do tórax ou do abdome (musculatura acessória da respiração), impedindo os movimentos respiratórios.
Fonte: aulas de medicina legal do Supremo TV.