SóProvas


ID
5368345
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Afogamentos são um tipo de asfixia por alteração do meio ambiente, em que o exame necroscópico mostra algumas peculiaridades, como presença de cogumelo de espuma e outras. O nome do sinal correspondente à máscara equimótica na face presente nas mortes por afogamento é

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C. Incorreta. Cogumelo de espuma não é uma mascara equimótica mas um sinal geral de asfixia (não patognomônico).

    • (...) Cogumelo de espuma. É formado de uma bola de finas bolhas de espuma que cobre a boca e as narinas e se continua pelas vias respiratórias inferiores. É mais comum nos afogados, mas pode surgir em outras formas de asfixias mecânicas, no edema agudo do pulmão e nos casos de morte precedida de grandes convulsões. (...) (França, Genival Veloso de, 1935. Medicina legal. 1. ed. -- Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2017. fl. 364)

    Assertiva D. Incorreta. Manchas de paltauf são equimoses espalhadas dentro dos pulmões (subpleurais).

    • (...) f) Manchas subpleurais de Paltauf: equimoses de ordem físico-química. Sugerem afogamento. São mais extensas que as de Tardieu. Também podem ser ocasionadas por ar pressionado nos CTI's: o líquido invade os alvéolos e rompe os septos interalveolares, extravasando o sangue. (...) (FERREIRA, Wilson Luiz Palermo. Medicina legal. 5. ed. Salvador: JusPODIVM, 2020. fl. 144)

    Assertiva E. Correta. O sinal de morestin ocorre na face e é produzida pelo refluxo sanguíneo da veia cava superior, ocorre principalmente na compressão torácica.

    • (...) Congestão da face. É um sinal mais constante, alcançando maior frequência em tipos especiais de asfixias, principalmente na compressão torácica, dando em consequência a máscara equimótica da face – conhecida como máscara equimótica de Morestin ou como cianose cervicofacial de Le Dentut, proveniente da estase mecânica da veia cava superior. Deve-se fazer a diferença entre congestão da face e manchas de hipóstase por posições especiais do cadáver, como nos afogados que, submersos, ficam de cabeça para baixo. Segundo Gisbert Calabuig, a expressão congestão é mais adequada que cianose, pois esta apenas reflete um sinal que se traduz pela tonalidade azul. É muito mais um fenômeno post mortem. (...) (França, Genival Veloso de, 1935. Medicina legal. 1. ed. -- Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2017. fl. 363)
  • GABARITO: E

    Questão: (...) sinal correspondente à MÁSCARA EQUIMÓTICA NA FACE presente nas mortes por afogamento. (...)

    Assertiva A. Incorreta. Parrot é ligado aos afogados brancos, que não apresentam qualquer sinal de afogamento no exame cadavérico.

    • (...) d) Afogado branco de Parrot x afogado azul. De acordo com Roberto Blanco, nos afogados brancos não há qualquer sinal de afogamento no exame cadavérico (a morte se dá por inibição, de etiologia discutível, cujo diagnóstico se dá por pre­sunção). Há quem diga que se dá por choque térmico/reflexo vagai; reflexo inibitório que fecha a glote; outros acreditam que seja por choque anafilático. (...) (FERREIRA, Wilson Luiz Palermo. Medicina legal. 5. ed. Salvador: JusPODIVM, 2020. fl. 351)

    • (...) Há, no entanto, casos em que o indivíduo, ao tocar na água, morre por inibição, constituindo os afogados brancos de Parrot, ou afogados secos, necessitando, para isso, de uma predisposição constitucional, lesões cardiovasculares agravadas pela ação térmica ou nos estados tímico-linfáticos. Nessa modalidade de afogamento, não se encontra nenhum sinal de asfixia. (...) (França, Genival Veloso de, 1935. Medicina legal. 1. ed. -- Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2017. fl. 375)

    Assertiva B. Incorreta. Manchas de tardieu são equimoses encontradas abaixo das pleuras (subpleurais), do pericárdio (subpericárdicas) e no tecido palpebral. São raras no afogamento.

    • (...) e) Manchas equimóticas lenticulares de Tardieu: equimoses de ordem físico-química. São pequenas e violáceas. Ocorrem abaixo das pleuras (subpleurais), do pericárdio (subpericárdicas), no tecido palpe­bral (quando das asfixias mecânicas). Não são patognomônicas (po­dem aparecer em mortes naturais). Sugerem asfixia por sufocação direta. Nas crianças e nos adolescentes são mais frequentes. Podem aparecer aglomeradas ou isoladas. Fisiopatologia: excitação bulbar pelo CO2 com comprometimento capilar ou pela agressão direta do CO2 na parece capilar (de acordo com o Prof. Krogh). (...) (FERREIRA, Wilson Luiz Palermo. Medicina legal. 5. ed. Salvador: JusPODIVM, 2020. fl. 140)

    • (...) As equimoses subpleurais, também conhecidas como manchas de Tardieu, são raras no afogamento. Mais comuns são as manchas de Paltauf, de dimensões maiores, de 2 cm ou mais, de contornos irregulares, tonalidade vermelho-clara, explicadas pela ruptura das paredes alveolares e capilares sanguíneos. (...) (...) A teoria mais aceita para explicar o seu aparecimento é o aumento da pressão arterial, defendida por Brown-Séquard, Vulpian e Traube, entre outros. (...) (França, Genival Veloso de, 1935. Medicina legal. 1. ed. -- Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2017. fl. 365 e 384)
  • Gabarito, na minha opinião, deve ser corrigido.

    Resposta correta seria letra D.

    Máscara equimótica de Morestin --> sufocação indireta (compressão do tórax);

    Manchas de Paltaulf --> equimose mais comuns em afogamentos.

    MEDICINA LEGAL. Wilson Luiz Palermo. 2018. pg. 255 e 258.

  • Gab. Letra E

    Máscara equimótica da face / sinal de Morestin => Face repleta de sangue > porque o sangue não consegue voltar da cabeça para o tórax e causa o extravasamento do sangue nas veias da face.

  • Gabarito letra E Erro da letra D: Manchas de Paltauf: esquimoses localizadas no parequima pulmonar (alvéolos e dutos alveolares)dos mortos por afogamento. A questão pede a coloração da face, motivo pelo qual não pode ser a letra D considerada como resposta correta. Fonte: Revisão Final Delegado PC Para
  • Com todo respeito aos colegas, mas a questão deve ser ANULADA.

    Apesar de estar relacionada ao estudo da Asfixiologia a Máscara Equimótica de Morestin é um sinal presente na asfixia por SUFOCAÇÃO INDIRETA (COMPRESSÃO DO TÓRAX) e nada tem haver com asfixia por afogamento, os sinais presentes na morte por afogamento são outros, como o cogumelo de espuma; a cabeça de negro de Lecha-Marzo entre outras. Mas a máscara equimótica de Morestin com relação ao afogamento não pode ser visualizado pois trata-se de sinal asfixico especifico na SUFOCAÇÃO INDIRETA, classificação e meio vulnerante de morte completamente diferente do afogamanto.

    O afogamento é a asfixia por transformação do meio gasoso em meio liquido e não tem relação com sufocação indireta (compressão do tórax).

    Obs. no livro do França não há qualquer relação desse fenomeno as mortes por afogamento.

  • SUFOCAÇÃO INDIRETA

    Ocorre quando há intensa compressão do tórax e/ou do abdome, impedindo o adequado funcionamento da musculatura acessória da respiração.

    Achado típico dessa modalidade é a máscara equimótica da face, equimose cérvico-facial ou sinal e Morestin, em que a face da vítima se mostra avermelhada, com milhares de petéquias, em razão do represamento de sangue no polo da cabeça por impedimento de retorno venoso, já que a pressão torácica está aumentada.

    Apostila Lu Gazzola

  • Para quem errou a questão, o enunciado é sobre afogamento, mas o sinal não é especifico deste tipo de caso.

  • Gab. E

    Alguns colegas falando que a questão deveria ser anulada, o que discordo...

    Congestão da face, ou Máscara equimótica de Morestin ou ainda CIANOSE cervicofacial de Le Dentut é um sinal geral de asfixia, não específica de uma modalidade. Apesar de aparecer mais frequentemente na asfixia por compressão toracoabdominal, não exclui sua aparição nos afogados.

    • CONGESTÃO DA FACE, OU MASCARÁ EQUIMÓTICA DE MORESTIN, OU AINDA CIANOSE PODE APARECER NOS AFOGADOS.

    Questão corretíssima!

  • GAB: E

    A Máscara de Parrot.

    • Afogamento branco de Parrot ou afogado seco: A vítima morre por inibição do sistema nervoso, ocorrendo arritmias cardíacas em indivíduos predispostos. O simples contato com a água leva a morte. Não há sinais de asfixia.

    B Manchas de Tardieu.

    • Manchas de TarDIeu (sufocação DIreta): presença de petéquias disseminadas e equimoses viscerais no coração e no pulmão.
    • são raras no afogamento

    C Cogumelo de espuma.

    • Cogumelo de espuma é um sinal geral de asfixia (não patognomônico).
    • Bola de finas bolhas de espuma que cobre a boca e as narinas e se continua pelas vias respiratórias inferiores. 
    • Mais comum nos afogados, porém pode surgir em outras formas dde asfixia

    D Manchas de Paltauf.

    • Manchas de PaltAuF (AFogamento): equimoses dentro dos pulmões (subpleurais), são mais extensas que as de Tardieu.

    EE Sinal de Morestin.

    • Máscara Equimótica de MorestIN (sufocação INdireta): cianose cérvico-facial, torna a face violácea.