SóProvas


ID
5368507
Banca
IDIB
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As Metas Fiscais integrarão o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. No tocante aos procedimentos descritos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em seu art. 9º, se houver frustração da receita estimada no orçamento para auxiliar a programação orçamentária e financeira ao cumprimento das metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art.9º - Ao final de um bimestre, se for verificado que a receita não vai cumprir as metas de resultado primário ou nominal, os Poderes e o MP promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos 30 dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo critérios fixados pela LDO.

    Gab.E

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o que a Lei de Responsabilidade Fiscal. No caso desta questão, vejamos qual das alternativas apresenta o procedimento a ser seguido no caso de frustração da receita estimada no orçamento.

    Bem, pessoal, vemos que é uma questão que exige muita atenção para responder corretamente. Vejamos o que fala exatamente o artigo 9° da LRF.

    Art. 9° Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias , limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

    Tendo o que o artigo 9° diz como base, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

  • Questão sobre Lei Complementar n.º 101/2000, nossa querida Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E ela quer saber se você sabe como é que funciona a limitação de empenho e movimentação financeira, conforme o art. 9º da LRF.

    Vejamos então o referido dispositivo:

    “Art. 9º Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias."


    Fonte: Imagem cedida pelo professor.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Questão sobre Lei Complementar n.º 101/2000, nossa querida Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E ela quer saber se você sabe como é que funciona a limitação de empenho e movimentação financeira, conforme o art. 9º da LRF.

    Vejamos então o referido dispositivo:

    “Art. 9º Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequenteslimitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias."

    Fonte: Imagem cedida pelo professor.

    Gabarito do Professor: Letra E

  • Art.9º - Ao final de um bimestrese for verificado que a receita não vai cumprir as metas de resultado primário ou nominal, os Poderes e o MP promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos 30 dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo critérios fixados pela LDO.

  • Art. 9º Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequenteslimitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.