Conforme a Resolução CFB n° 207/2018, o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro
Art. 2º – A profissão de Bibliotecário tem natureza sociocultural e suas principais características são a prestação de serviços de informação à sociedade e a garantia de acesso indiscriminado aos mesmos, livre de quaisquer embargos.
Parágrafo único – O bibliotecário repudia todas as formas de censura e ingerência política, apoia a oferta de serviços público e gratuitos, promove e incentiva o uso de coleções, produtos e serviços de bibliotecas e de outras unidades de informação, segundo o conceito de acesso aberto e universal.
Gab. E
A questão tem como tema central o exercício da profissão de bibliotecário.
O texto do enunciado está relacionado com a postura do bibliotecário na dinâmica de suas atribuições. Notem que o enunciado utiliza os verbos “repudia", “promove" e “incentiva", indicando iniciativas, posturas e obrigações do bibliotecário diante de suas competências.
O documento que estabelece estas situações é o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, publicado pela Resolução CFB n° 207/2018.
O parágrafo citado refere-se ao artigo 2º do código:
“Art. 2º – A profissão de Bibliotecário tem natureza sociocultural e suas principais características são a prestação de serviços de informação à sociedade e a garantia de acesso indiscriminado aos mesmos, livre de quaisquer embargos.
Parágrafo único – O bibliotecário repudia todas as formas de censura e ingerência política, apoia a oferta de serviços público e gratuitos, promove e incentiva o uso de coleções, produtos e serviços de bibliotecas e de outras unidades de informação, segundo o conceito de acesso aberto e universal."
Gabarito do Professor: Letra E