SóProvas


ID
5372005
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Viçosa - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo para responder à questão:

A falência da globalização (João Fernandes Teixeira).


  A indústria 4.0 está chegando, um fato celebrado pelos entusiastas das novas tecnologias. Grandes mudanças estão previstas, sobretudo pelo emprego de inteligência artificial na produção industrial que levará, também, a uma grande reconfiguração tecnológica do trabalho. Mas, deixando de lado o discurso entusiasmado, o que está realmente acontecendo?
  Com a indústria 4.0 haverá uma grande racionalização e otimização da produção para que os desperdícios de material e de mão de obra se tornem mínimos. A produção e o consumo precisam ser rigorosamente ajustados e, para isso, contamos agora técnicas de Big Data. Estamos em outros tempos, nos quais temos a percepção da escassez de recursos naturais e da necessidade premente de reciclar tudo o que for possível. Se quisermos que a economia continue funcionando, não podemos mais esbanjar. A economia se desenvolve na contramão da natureza.
  A lição que estamos aprendendo é que gerar energia limpa e conter as emissões de dióxido de carbono não são apenas obrigações ecológicas e morais em relação ao nosso planeta, mas um imperativo econômico, que exige que a indústria se coloque em novo patamar de produtividade para sobreviver. A indústria 4.0 não levará à expansão da economia, mas apenas evitará que ela encolha. Não podemos mais manter os mesmos padrões de consumo, que estão danificando de forma irreversível o nosso planeta.
  Esses danos não se restringem apenas ao aquecimento global, que passou a ser chamado de mudança climática. [...]
  Desde que se estabeleceu uma correlação entre o aumento das temperaturas médias no planeta e a industrialização, iniciada no século XVIII, o aquecimento global passou a ser o vilão da história da humanidade. Diminuir o uso de combustíveis passou a ser a grande bandeira dos ecologistas.[...]
  Contudo, o aquecimento global não é o único desafio. Mesmo que sua origem possa ser contestada, desvinculando-a da queima de combustíveis fósseis, nossa indústria agride o planeta de forma irreparável.
  Como não podemos reverter a economia do petróleo no curto prazo, a única solução está sendo desacelerar a economia. Essa desaceleração, na contramão do aumento da produção planetária, está tendo custos sociais dolorosos. Combinada com a automação, grande projeto da indústria 4.0, ela gera um desemprego crescente, para o qual não se vislumbra uma solução nas próximas décadas.
  Mas há algo ainda mais importante que está surgindo dessa desaceleração: a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável. Não será mais possível estender os padrões de produção e consumo para todos os países do planeta, pois isso aceleraria sua destruição de forma drástica. O globalismo ocidental está refluindo e, como consequência, voltam a surgir os nacionalismos exacerbados.

[...] Fonte: (Revista Filosofia – Ano III, no 150 – www.portalespaçodosaber.com.br).

Nos períodos abaixo elencados, as orações subordinadas têm um vínculo com uma expressão nominal, assumindo diferentes funções sintáticas, conforme o tipo de elemento de conexão (pronome relativo ou conjunção integrante). Em qual das alternativas a seguir, apresenta-se uma oração subordinada substantiva com a função de complemento nominal?

Alternativas
Comentários
  • Gab: Letra E

    COMPLEMENTO NOMINAL:

    • Termo integrante preposicionado;
    • Completa o sentido de SUBSTANTIVO ABSTRATO; ADJETIVO E ADVÉRBIO;
    • Sentido PASSIVO
    • Pronomes Oblíquos Átonos podem ter função de CN: ex.: Tenho-lhe respeito -> Tenho respeito por você.
    • Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal - ex.: Temos confiança em que conseguiremos nosso intento.

    OBS.: Sempre que houver uma oração ligada a um subst. abstrato esta sempre será um CN.

    -> (...) a percepção (substantivo abstrato)  de que a globalização se tornou um projeto inviável.

    Bons Estudos!

  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se indicação da construção que possua oração subordinada substantiva completiva nominal:

    A) Esses danos não se restringem apenas ao aquecimento global, que passou a ser chamado de mudança climática. [...]

    Incorreta. O termo oracional destacado é introduzido por pronome relativo e alheado por virgulas, caracterizando oração subordinada adjetiva explicativa com função de aposto do termo de referência.

    B) Estamos em outros tempos, nos quais temos a percepção da escassez de recursos naturais e da necessidade premente de reciclar tudo o que for possível.

    Incorreta. O termo oracional destacado é introduzido por pronome relativo aglutinado à preposição e isolado por virgula, caracterizando oração subordinada adjetiva explicativa com função de aposto do termo de referência.

    C) A lição que estamos aprendendo é que gerar energia limpa e conter as emissões de dióxido de carbono não são apenas obrigações ecológicas e morais em relação ao nosso planeta, mas um imperativo econômico, [...].

    Incorreta. O termo oracional é introduzido por conjunção integrante, responsável por encabeçar o complemento verbal, após verbo copulativo, caracterizando oração subordinada substantiva predicativa. Sua função é de predicativo do sujeito.

    D) Não podemos mais manter os mesmos padrões de consumo, que estão danificando de forma irreversível o nosso planeta.

    Incorreta. O termo oracional destacado é introduzido por pronome relativo e isolado por virgula, caracterizando oração subordinada adjetiva explicativa com função de aposto do termo de referência.

    E) Mas há algo ainda mais importante que está surgindo com essa desaceleração: a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável.

    Correta. A construção oracional preposicionada está ligada a um nome abstrato, caracterizando oração subordinada substantiva completiva nominal. Sua função é de complemento nominal.

  • Ivan, um dia chego no seu nível!

  • Complemento nominal, como o nome sugere, é um termo da oração responsável por completar o sentido de um nome, que para a gramática é representado pelos substantivos, adjetivos ou advérbios

  • Mas há algo ainda mais importante que está surgindo com essa desaceleração: a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável.

    Para descobrir se a oração complementa o sentido do VERBO ou NOME, basta testar  

    1) Teste o verbo: está surgindo de que a globalização se tornou um projeto inviável.

    2) Teste o nome: está surgindo a percepção de que a globalização (..)

    Podemos ver que na primeira opção ficou sem sentindo, e na segunda o sentido ficou claro, logo CN.

    Qualquer erro por favor informar.