SóProvas


ID
5372125
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Pinheiro Preto - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda a questão

Valores e propósitos
A ideia de consciência sobre os propósitos está ligada à noção de valores. Quais são os meus valores? O que eu acho que vale e o que eu acho que não vale? A minha vida valerá de que modo? É uma vida com ou sem valia? Que valia eu quero colocar nela? Para que serve essa vida? Qual é o meu papel dentro da estrutura em que atuo?
   O campo ético é decisivo porque lida com os valores que me permitem ter uma conduta na vida. O propósito está conectado também a essa percepção.
  Existem pessoas, no entanto, que podem ter maus propósitos. Apesar de possuírem uma ética maléfica, não deixam de ter valores e princípios de conduta.
  Por isso, quem deseja uma vida decente precisa de valores e propósitos decentes, que não sejam destrutivos, autofágicos, degradantes. Bons propósitos são aqueles que elevam o indivíduo e a comunidade na qual ele está inserido.[...]
 Mario Sergio Cortella.
 Por Que Fazemos O Que Fazemos
 Disponível<https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/

“É uma vida com ou sem valia? Que valia eu quero colocar nela?” A respeito do termo sublinhado assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado trabalha a capacidade de compreensão textual e o conhecimento morfológico do candidato.

    (A) O termo nas duas frases pode representar um valor essencial sobre a vida.

    R.: Certo. Não é difícil perceber uma derivação da palavra substantiva valia em relação à palavra verbal valor. Ainda assim, é possível notar, no primeiro parágrafo, essa ideia de valor essencial sobre a vida.

    • A ideia de consciência sobre os propósitos está ligada à noção de valores. Quais são os meus valores? A minha vida valerá de que modo? É uma vida com ou sem valia? Que valia eu quero colocar nela?

    (B) Nas duas frases o termo está classificado como verbo.

    R.: Falso. Em ambos os casos, temos a palavra valia sendo um substantivo. Caso fosse verbal, estaria sendo utilizada no pretérito imperfeito, mas perceba que não há o uso da palavra nesse tempo verbal.

    (C) Na primeira frase o termo está classificado em substantivo e na segunda frase está classificado em verbo.

    R.: Falso. Idem a resposta acima.

    (D) Nas duas frases o termo faz uma ressalva sobre a desvalorização da vida.

    R.: Falso. As duas frases são interrogativas e, isoladamente, não afirmam nada, apenas indagam. A semântica do texto gira entorno dos valores e propósitos e a afirmação, aqui feita, vai totalmente de encontro a proposta do autor.

    GABARITO (A)

    É bom estar de volta comentando. :)

    ----------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Valia, nesse caso, está como substantivo.

  • Errei por pensar estar óbvio demais.

  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn