SóProvas


ID
53722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os seguintes itens de acordo com a Lei n.º 8.112/1990 e
suas posteriores alterações.

As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito podem ser compensadas a critério da chefia imediata e, então, são consideradas como efetivo exercício.

Alternativas
Comentários
  • Art. 44 Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício. (Lei 8112/90).
  • Essa questão está corretíssima.
  • Enfatizando:

    Ambos impedem a presença do servidor ao trabalho:

    Caso fortuito: são aqueles IMPREVISÍVEIS e, por isto, inevitáveis. Por exemplo: o servidor não conseguiu chegar ao trabalho pois o carro, quando a caminho, apresentou pane no sistema elétrico, impossibilitando seu deslocamento.
    Caso de força maior: pode até ser previsível, porém, é inevitável. Como FÊNOMENOS DA NATUREZA (enchentes, ciclones extra-tropicais, etc.).

  • Permissa venia ao colega, isso não é pacífico na doutrina, e a meu ver os conceitos estão trocados no comentário abaixo.

    Caso Fortuito: Ligado a fatos da natureza, tais como enchentes, ect.

    Força maior: Força humana.

  • ASSERTIVA CERTA, os conceitos de força maior e caso fortuito não estão trocados. Acontece uma divergência doutrinária acerca de suas definições, sendo confundidas pelos doutrinadores. O que importa saber é que os dois têm o mesmo efeito, independente de se conceito individual.
  • A PARTIR DO MOMENTO EM QUE FOREM COMPENSADAS, SERÃO CONSIDERADAS DE EFETIVO EXERCÍCIO.

  • Gabarito. Certo.

    Art.44. O servidor perderá:

    I- a remuneração do dia que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

    ...

    Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata sendo assim consideradas como efetivo exercício.

  • CERTO. Faltas decorrentes de caso fortuito ou força maior podem ser compensadas, se o chefe imediato concordar; nessa hipótese (se o chefe concordar e elas forem compensadas), serão consideradas como efetivo exercício

  • De acordo com a Lei n.º 8.112/1990 e suas posteriores alterações, é correto afirmar que: As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito podem ser compensadas a critério da chefia imediata e, então, são consideradas como efetivo exercício.