O fluxo do vento ocorre do mais frio para o mais quente; ou seja: da área de alta pressão para a de baixa pressão.
No verão o continente é mais quente pois recebe mais iluminação do sol; já a água é mais fria, pois possui um calor específico mais alto, em outras palavras demora mais a esquentar mas depois que esquenta demora mais a esfriar kkk
( no continente o solo tem um calor especifico menor, esquenta mais rápido, mas também esfria mais rápido)
Essa é a lógica da questão: Gabarito:A
Sabemos que a Terra se aquece ou se resfria bem mais rapidamente do que a água. Sabemos também que o ar quente sempre se desloca para cima e que o ar frio sempre se desloca para baixo. Além disso, zonas de baixa pressão (menor quantidade de ar) tendem a ser “preenchidas” pelo ar que se encontra em zonas de maior pressão, gerando os ventos.
Durante o verão, o continente tende a se aquecer mais rapidamente do que o oceano. Enquanto o primeiro fica em uma temperatura média de 40ºC, o segundo permanece a 20ºC. Isso faz com que o ar no continente fique mais quente e eleve-se para as zonas mais altas da atmosfera, o que faz com que o ar úmido existente sobre o oceano desloque-se rapidamente para essa região, que passa a sofrer com as chuvas nesse período. É a monção marítima.
Durante o inverno, o ar úmido que estava concentrado sobre o continente passa a se deslocar em direção ao oceano, que nesse momento apresenta uma pressão atmosférica menor. Com isso, a umidade do continente diminui consideravelmente, proporcionando a ocorrência de um extenso e severo período de secas. Em 1770, essa seca foi tão intensa que matou milhares de pessoas na região sudeste da Índia. É a monção continental.
Recentemente, cientistas descobriram que esse deslocamento de ar que caracteriza as monções é tão intenso que acelerou em 20% os movimentos da placa tectônica indiana ao longo dos últimos 10 milhões de anos
fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/moncoes.htm