SóProvas


ID
5374765
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Viçosa - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Freud empregou a palavra “aparelho” para caracterizar uma organização psíquica, com funções específicas para cada uma delas, que estão interligadas entre si, ocupando um certo lugar na mente. No modelo tópico, o aparelho psíquico é composto por três sistemas:

Alternativas
Comentários
  • A metapsicologia freudiana faz referência ao funcionamento psíquico mediante três pontos de vista: econômico, tópico e dinâmico.

     

    Freud empregou o termo aparelho para definir uma organização psíquica dividida em sistemas, ou instâncias psíquicas, com funções específicas, que estão interligadas entre si, ocupando certo lugar na mente.

     

    Freud formulou primeiramente a primeira tópica, conhecida como Teoria Topográfica, e posteriormente apresentou a segunda tópica, conhecida como Teoria Estrutural ou Dinâmica.

     

    Na primeira tópica, Freud propôs que a mente é constituída por três sistemas: o consciente (Cs), o pré-consciente (Pcs) e o inconsciente (Ics). Esta é a Teoria Topográfica. O modelo tópico designa um “modelo de lugares”.

     

    Freud procurou uma explicação para a forma de operar do inconsciente, propondo uma estrutura particular. Ele estava preocupado em estudar o que levava à formação dos sintomas psicossomáticos (principalmente a histeria), por isso apenas os conceitos de inconsciente, pré-consciente e consciente eram suficientes.

     

    Propôs então um modelo estrutural da personalidade, e formulou explicações a partir das inter-relações entre três estruturas: id, ego e superego.

     

    Assim, na segunda tópica, Freud estabeleceu a clássica concepção do aparelho psíquico, conhecido como “modelo estrutural” ou “dinâmico”, tendo em vista que a palavra “estrutura” significa um conjunto de elementos que têm funções específicas, porém que interagem permanentemente e se influenciam reciprocamente.

     

    Do ponto de vista econômico, a psicanálise considera a energia psíquica sob um ângulo quantitativo, dedicando-se ao estudo sobre como a energia circula, como ela é investida e se reparte entre as diferentes instâncias, os diferentes objetos ou as diferentes representações.

     

    Fonte: https://www.concursospsicologia.com/q29-serie-180-questoes-comentadas