Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de layouts de armazenamento. Neste caso, devemos marcar a alternativa que apresenta os tipos que, ao serem combinados, dão origem ao arranjo celular.
No layout por processo ou funcional, todos os processos e os e os equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área e operações ou montagens semelhantes são agrupadas na mesma área. O material e de loca buscando os diferentes processos. O layout é flexível para atender a mudanças de mercado, atendendo a produtos diversificados em quantidade variáveis ao longo do tempo. Apresenta um fluxo longo dentro da fábrica, que é adequado a produções diversificadas em pequenas e média quantidades. Esse layout também possibilita uma relativa satisfação no trabalho.
No layout de produto/em linha, segundo Martins e Laugeni (2009), as máquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecida em caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado no processo. É indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade.
O layout celular ou célula de manufatura consiste em arranjar em um só local (a célula) máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários. Sua principal característica é a relativa flexibilidade quanto ao tamanho de lotes por produto. Isso permite elevado nível de qualidade e de produtividade, apesar de sua especificidade para uma família de produtos. Diminui também o transporte do material e os estoques. A responsabilidade sobre o produto fabricado é centralizada e enseja satisfação no trabalho.
Tendo apresentado os layouts acima, podemos observar que o layout celular apresenta traços do funcional e do de produtos, sendo, por isso, a alternativa "B" a correta.
GABARITO: B
Fonte:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000.