SóProvas


ID
5375917
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quais são os arranjos físicos ou layouts que são combinados pelo arranjo físico celular?

Alternativas
Comentários
  •  Aplicações do arranjo celular: O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários, porém o deslocamento ocorre em linha. O arranjo físico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto.

    Fonte: google

  • Gab: B

    Layout Celular: Os equipamentos são organizados por similaridades, criando células. A célula arranja em um só local máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. É flexível e permite alto nível de qualidade e de boa produtividade.

    Fonte: Prof. Adriel de Sá, Gran Cursos

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de layouts de armazenamento. Neste caso, devemos marcar a alternativa que apresenta os tipos que, ao serem combinados, dão origem ao arranjo celular.

    No layout por processo ou funcional, todos os processos e os e os equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área e operações ou montagens semelhantes são agrupadas na mesma área. O material e de loca buscando os diferentes processos. O layout é flexível para atender a mudanças de mercado, atendendo a produtos diversificados em quantidade variáveis ao longo do tempo. Apresenta um fluxo longo dentro da fábrica, que é adequado a produções diversificadas em pequenas e média quantidades. Esse layout também possibilita uma relativa satisfação no trabalho.

    No layout de produto/em linha, segundo Martins e Laugeni (2009), as máquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecida em caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado no processo. É indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade.

    O layout celular ou célula de manufatura consiste em arranjar em um só local (a célula) máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários. Sua principal característica é a relativa flexibilidade quanto ao tamanho de lotes por produto. Isso permite elevado nível de qualidade e de produtividade, apesar de sua especificidade para uma família de produtos. Diminui também o transporte do material e os estoques. A responsabilidade sobre o produto fabricado é centralizada e enseja satisfação no trabalho.

    Tendo apresentado os layouts acima, podemos observar que o layout celular apresenta traços do funcional e do de produtos, sendo, por isso, a alternativa "B" a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

    • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO III
    • Layout de Posição Fixa ou Posicional – O produto permanece fixo enquanto está sendo processado. Como no caso de produções de navios, aviões, rodovias.
    • Layout de Processo ou Funcional – Os recursos de transformação são agrupados de acordo com o tipo de processo que é executado. Esse layout busca minimizar as distâncias percorridas por esses recursos.
    • Layout de Produto – É o arranjo físico no qual os recursos de transformação e as tarefas são projetados para permitir um fluxo linear e sequencial de materiais ao longo da linha de produção. Em geral, esse tipo de arranjo está associado à produção contínua.
    • Layout Celular: Os equipamentos são organizados por similaridades, criando células.