Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as novas abordagens na avaliação de desempenho. A alternativa a ser marcada deve conter os aspectos que envolvem a avaliação do desempenho como forma de retroação de pessoas.
Avaliação do desempenho como forma de retroação às pessoas: a avaliação constitui um instrumento de realimentação da informação, ou seja, de retroinformação para proporcionar às pessoas orientação, autoavaliação, autodireção e autocontrole.
De acordo como Chiavenato (2014, p.223), nesse contexto, adquire um sentido mais amplo e abrangente com novos aspectos::
- Competências pessoais: envolvendo a capacidade de aprendizagem e a criação de novos e diferentes conhecimentos, habilidades e competências.
- Competências tecnológicas: envolvendo a capacidade de assimilação do conhecimento de diferentes técnicas necessárias ao desempenho que envolva generalidade e multifuncionalidade.
- Competências metodológicas: envolvendo a capacidade de iniciativa e espírito empreendedor para resolução espontânea de problemas e situações.
- Competências sociais: envolvendo a capacidade de relacionamento humano com pessoas e grupos, bem como em trabalho em equipe.
Tendo os aspectos acima como base, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
Gab: B
A retroação do desempenho como forma de retorno aos talentos: Constitui um instrumento de realimentação da informação, ou seja, de retroinformação para proporcionar aos talentos a orientação, autoavaliação, autodireção e autocontrole.
Nesse contexto, ela adquire um sentido mais amplo e abrangente com novos aspectos, tais como:
- Competências Pessoais;
- Competências Tecnológicas;
- Competências Metodológicas;
- Competências Sociais.
Fonte:
Chiavenato. Gestão de Pessoas: o novo papel da gestão do talento humano, 5. ed. pág. 252