Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a administração patrimonial. Nesta caso, indiquemos sobre qual elementos ela recai.
Antes de tudo, devemos entender que recurso patrimonial se refere aos elementos físicos usados em uma organização, destinados à manutenção das suas atividades. O recurso patrimonial é de natureza permanente, e nem sempre é possível mantê-lo em estoque. Referem-se ao conceito de bens de uso, ou ativo imobilizado de uma organização, o que inclui: imóveis, terrenos, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos, computadores e terminais, instalações etc.
Em termos gerais, o conceito de gestão patrimonial inclui:
- Bens de natureza permanente: são aqueles destinados à manutenção das atividades da organização, incluindo o material de duração superior a dois anos, levando-se em consideração os aspectos de durabilidade, fragilidade, perecibilidade, incorporabilidade e transformabilidade.
- Bens não materiais (abstratos ou incorpóreos) destinados à manutenção das atividades da organização.
- Instalações: materiais ou equipamentos que se agregam ao bem imóvel, isoladamente ou em conjunto, passando a integrá-lo funcionalmente.
- Carga Patrimonial: conjunto de materiais permanentes sob a responsabilidade do titular de uma unidade administrativa.
- Transferência: movimentação de material entre unidades administrativas da Câmara dos Deputados, com consequente troca de responsabilidade.
- Registro Patrimonial: descrição analítica do material permanente, ao qual se atribui um código numérico sequencial, contendo as informações necessárias à sua identificação, localização e carga patrimonial
Tendo dito isso e comparado com as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fontes:
FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
Considerando que a gestão patrimonial se atém especificamente aos bens patrimoniais tangíveis, é correto afirmar que a gestão patrimonial recai sobre elementos que são registrados da seguinte forma:
Xbens móveis, máquinas e equipamentos e instalações.
A natureza dos recursos patrimonial de natureza permanente, que é normalmente mantido na empresa para a utilização na produção do mercadorias ou prestação de serviços.
Xbens imóveis, materiais de consumo e instalações.
É todo item, artigo, peça ou gênero que, em razão do seu uso, perca sua substâncias, suas Características individuais, eu sera identidade física. É considerado de natureza permanente.
Consoante Fenili (2011),
"Material de Consumo é aquele que, em razão do seu uso correntes, ponde normalmente sua identidade física e tem sua utilização limitada a 2 anos " .
✓bens imóveis, materiais permanentes e instalações.
Recursos patrimoniais são os recursos imobilizados que a organização possui para o seu pleno funcionamento, lidando com a conservação, manutenção, reparo e demais necessidades.
Segundo Felini, recurso patrimonial:
"refere-se aos elementos físicos empregados por uma organização que são destinados à manutenção dos atividades. A natureza do recurso patrimonial e permanente "
Estes recursos compreendem instalações, bens móveis que não podem se movimentar sem que sua essência seja alterada e material pormanto que é aquele que, em razão do seu uso corrente, não pondo sua identidade física, mesmo quando incompocado a outro bem, e (ou) apresenta uma durabilidade superior a 2 anos.
Segundo Cavalcante (2016),
"Os bens imóveis, como o nome já diz, os terrenos, são os prédios, os terrenos, as instalações e as jazidas".
Xbens móveis, bens estratégicos e bens operacionais.
Os reclusos patrimoniais são formados por elementos para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que i não atender as demandas de mercado. São do natureza permanente.
Xbens materiais, bens tangíveis e materiais circulantes.
Os bens (tangíveis) são aqueles que possuem formas ou corpo-matéria. Bens imateriais (intangíveis) são bens que não possuem matéria, isto é, não podem ser tocados. Os recursos patrimoniais possuem natureza permanente.
Fonte: Tecconcursos.