SóProvas


ID
5376211
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Referente ao Código Penal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A participação de menor importância é aquela de pouca relevância causal, aferida exclusivamente no caso concreto, com base no critério da equivalência dos antecedentes (conditio sine qua non). Trata-se de conduta que contribui para a produção do resultado, mas de forma menos enfática, razão pela qual deve ser encarada com menor rigor reduzindo a pena de um sexto a um terço.

    • tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos. §1º Quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior 40 (quarenta) anosdevem elas ser unificadas para atender ao limite máximo deste artigo.28

    Crime impossível é fato atípico,

  • GABARITO: (E)

    ___

    (A) Quanto ao tempo e ao lugar do crime, o Código Penal adotou a teoria da ubiquidade.

    ERRADO. Mnemônico “LuTa”

    Lugar = ubiquidade

    Tempo = atividade

    (CP) Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado [tempo = atividade]

    (CP) Art. 6º - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado [lugar = ubiquidade]

    ___

    (B) O crime impossível constitui causa de exclusão da culpabilidade.

    ERRADO. O crime impossível é causa de exclusão da tipicidade. Também denominado “quase-crime”, “crime oco” ou tentativa inidônea. A impossibilidade de alcançar o resultado pretendido é justamente o que faz desta conduta uma tentativa inidônea e, portanto, atípica.

    (CP) Art. 17 - Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime

    ___

    (C) Os menores de dezoito anos são penalmente imputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.

    ERRADO. Os menores de 18 anos são INIMPUTÁVEIS, e não “imputáveis”. Adota-se o critério puramente biológico nesse caso.

    (CP) Art. 27 - Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.

    ___

    (D) Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a dois terços.

    ERRADO. No caso da participação de menor importância, a pena será diminuída de um sexto a um terço (1/6 a 1/3).

    (CP) Art. 29, § 1º - Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço

    ___

    (E) O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a quarenta anos.

    CORRETO. (CP) Art. 75. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos.

  • GABARITO: E

    a) ERRADO: Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.

    b) ERRADO: O crime impossível, em suas duas hipóteses, constitui fato atípico, pois não há afetação concreta do bem jurídico. São causas de exclusão da tipicidade penal.

    c) ERRADO: Art. 27 - Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.

    d) ERRADO: Art. 29, § 1º - Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço.

    e) CERTO: Art. 75. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos.

  • A) incorreta, Tempo - atividade, Lugar - ubiquidade

    B) Crime impossível é causa de exclusão da tipicidade

    C) Os menos de 18 anos são inimputáveis

    D)Um sexto a um terço

  • MODIFICAÇÕES DO CÓDIGO PENAL COM O PACOTE ANTICRIME - Art. 75(CP) O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade NÃO pode ser superior a 40 (quarentaanos.

  • # Tem alguns mnemónicos que irão fazer acertar diversas questões.

    CP - Arts. 4 e 6 - Tempo e Lugar do crime.

    LUTA - Lugar Ubiquidade - Tempo Atividade

    # Quanto ao Crime Impossível o próprio nome já afirma sua inexistência, ATÍPICO . Art. 17 CP

    # O Pacote Anticrime, Lei 13.964/2019, trouxe diversas inovações e modificações. As bancas irão explorar isso por muito tempo, então faça um estudo aprofundado dessa lei.

    Uma das modificações é o tempo máximo de pena privativa de liberdade que passou de 30 para 40 anos. Art. 75 CP.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Participação de menor importância: diminui a pena de um sexto a um terço (1/6 a 1/3)

  •  Pacote anticrime aumentou a pena para 40 anos apenas no CP, CPM continua a mesma.

  • A fim de responder à questão, impõe-se a análise das alternativas de modo a verificar-se qual delas está correta.

    Item (A) - Quanto ao tempo do crime, o nosso Código Penal adotou, em seu artigo 4º, a teoria da atividade, que estabelece que “considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado." Em relação ao tempo do crime, há ainda outras teorias, merecendo destaque a teoria do resultado e a teoria mista ou da ubiquidade. A teoria do resultado considera o tempo do crime o momento em que ocorreu o resultado. Uma terceira teoria, denominada de teoria mista ou da ubiquidade, considera o tempo do crime tanto o momento em que ocorreu a conduta (ação ou omissão) como o em que ocorreu o resultado.
    Há três teorias concernentes ao lugar do crime: a teoria da atividade - o lugar do crime é o da ação ou omissão, sendo irrelevante o local da produção do resultado; a teoria do resultado -  o lugar do crime é aquele em que foi produzido o resultado, sendo irrelevante o local da conduta e; a teoria da ubiquidade ou mista - o lugar do crime é tanto o da conduta quanto o do resultado. Portanto, o lugar do crime será onde se deu qualquer dos momentos do iter criminis.
    O nosso Código Penal adotou, nos termos do artigo 6º, do Código Penal, a teoria do ubiquidade ou mista, senão vejamos: "considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado".
    Ante essas considerações, verifica-se que a presente alternativa é falsa.

    Item (B) - O crime impossível está previsto no artigo 17 do Código Penal, que assim dispõe: "não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime". Tanto no caso em que ocorre a ineficácia absoluta do meio quanto no caso em que há a absoluta impropriedade do objeto, ou seja, os dois elementos caracterizadores de crime impossível, a conduta do agente não atinge de fato o bem jurídico tutelado pela lei penal. Portanto, quando configurado o crime impossível, a conduta é atípica, não sendo hipótese de incidência de excludente de culpabilidade. Assim sendo, a presente alternativa é falsa. 

    Item (C) - Os menores de dezoito anos não praticam crimes, mas atos infracionais, uma vez serem inimputáveis, nos termos do artigo 27 do Código Penal, que tem a seguinte redação:
    "Art, 27 - Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial". 
    A assertiva contida neste item, no sentido de que os menores de dezoito anos são imputáveis está, portanto, incorreta.

    Item (D) - Quando a participação dos agentes for de menor importâncias, incide causa de diminuição de pena, nos termos do § 1º, do artigo 29, do Código Penal, que estabelece que: "se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço". A assertiva contida neste item não corresponde a regra que disciplina a matéria, estando, portanto, incorreta.

    Item (E) - Nos termos da nova redação do artigo 75 do Código Penal, trazida pela Lei nº 13.964 de 2019, “o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos". Com efeito, a proposição contida neste item está em plena consonância com o dispositivo regente, estando, portanto, correta.


    Gabarito do professor: (E)

  • ADENDO

    Concurso ForMal: 1/6 a Metade

    Crime ConTinuado: 1/6 a dois Terços (continuado específico aumenta até o Triplo)   

    Erro proibição escusável + participação menor importância:  1/6 a um Terço.

  • GABARITO: LETRA E

    40 anos agora!

  • A) incorreta, Lugar - ubiquidade, Tempo - atividade.

    B) Crime impossível é causa de exclusão da tipicidade

    C) Os menores de 18 anos são inimputáveis

    D)Um sexto a um terço