SóProvas


ID
5376670
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Existem diversas maneiras de se classificar as constituições, a depender dos critérios adotados para tanto. Entre as mais comuns, estão as que se baseiam nos critérios de origem, forma e mutabilidade (ou alterabilidade). Sendo assim, no que se refere às classificações das constituições, julgue o item.


Quanto ao critério de origem, classifica‐se como promulgada a constituição imposta, de maneira unilateral, por governante que não recebeu do povo a legitimidade para em nome dele atuar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    A assertiva descreveu a constituição outorgada.

    Constituição Outorgada: é aquela não dotada de legitimidade popular, na medida em que o povo não participa do seu processo de feitura, nem mesmo de forma indireta. Exemplos: Constituições brasileiras de 1824, 1937 e 1967.

    Constituição Promulgada: é aquela dotada de legitimidade popular, na medida em que o povo participa do seu processo de elaboração, ainda que por meio de seus representantes. Para alguns autores, ela se apresenta como sinônimo de democracia. Como exemplos, pode-se citar a Constituições brasileiras de 1891, 1934, 1988.

    Fonte: Comunidade QC + caderno de erros.

  • Origens das constituições:

    • Promulgada - Possui participação popular.
    • Outorgada - Não possui participação popular.
    • Cesarista - Inicialmente outorgada e, posteriormente, referendada pelo povo.
    • Pactuada - Elaborada a partir de um pacto entre rivais.

    Qualquer erro, notifiquem-me.

  • GABARITO ERRADO

    PROMULGADA PARTICIPAÇÃO POPULAR ( REGRA DO "P" )

  • GABARITO: ERRADO

    Promulgada: é a constituição democrática, ou seja, feita pelos representantes do povo. Por isso, a Constituição de 1988 também é conhecida como Constituição Cidadã. No Brasil, tivemos as seguintes Constituições promulgadas: de 1891 (de Ruy Barbosa), de 1934, de 1946 e a de 1988. E ainda, as seguintes Constituições outorgadas: de 1824, de 1937 (Getúlio Vargas) e a de 1967 (Ditadura Militar).

    Outorgada: é a constituição imposta ao povo pelo governante.

    Cesarista: é a feita pelo governante, mas submetida à apreciação do povo mediante referendo.

    Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1970797/o-que-se-entende-por-classificacao-das-constituicoes-marcel-gonzalez

  • Promulgada: participação do povo.

  • Promulgada - participação popular.

    Outorgada governante impõe.

  • ERRADA

    Esse é exatamente o conceito de constituição OUTORGADA, ou seja, aquela que NÃO é democrática.

    FÉ SEMPRE!

  • constituição imposta, de maneira unilateral, por governante que não recebeu do povo a legitimidade para em nome dele atuar. >>>> Outorgada

  • TIPOLOGIA: PROMULGADA OU OUTORGADA, CESARISTA OU PACTUADA

    → PROMULGADA: PARTICIPAÇÃO DO POVO.

    → OUTORGADA: IMPOSTA, SEM PART. POPULAR.

    → CESARISTA: IMPOSTA, EXISTINDO UMA PEQUENA PART. POPULAR.

    → PACTUADA: COMPROMISSO FIRMADO ENTRE OS DETENTORES DO PODER CONSTITUINTE.

    GAB.: ERRADO

  • A questão exige o conhecimento doutrinário acerca da classificação das constituições. 

    Quanto à origem, as constituições podem ser promulgadas, que são aquelas elaboradas por um órgão constituinte previamente escolhido pelo povo para o fim de elaborar a constituição. No Brasil, foram democráticas as constituições de 1891, 1934, 1946 e 1988, pois resultaram do trabalho de assembleias constituintes originárias.

    Ainda quanto à origem, há as constituições outorgadas, isto é, aquelas impostas unilateralmente por quem detenha, no momento da imposição, o poder político e/ou a força suficiente para tanto, sem participação popular. As constituições de 1824,1937, 1967 e a Emenda nº 01 de 1969 foram outorgadas. 

     Assim, verifica-se que o item em análise fez uma troca entre o conceito de constituição promulgada e constituição outorgada.
    Gabarito da questão: errado.