SóProvas


ID
5376679
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item, relativo ao poder de polícia da Administração.

O fundamento do poder de polícia é o princípio da predominância do interesse público sobre o particular, que dá à Administração posição de supremacia sobre os administrados.

Alternativas
Comentários
  • Hely Lopes Meirelles descreve que o poder de polícia é a faculdade que dispõe a administração pública de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais em benefício da coletividade ou do próprio Estado.

    Gab C

  • Ano: 2021 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Julgue o item, relativo ao poder de polícia da Administração.

    De acordo com sua conceituação clássica, o poder de polícia é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público. GAB. DA BANCA - ERRADO

    Então qual o motivo desta questão estar errada? Incompreensível...

  • GABARITO: CERTO

    Ipsis litteris da doutrina da Di Pietro:

    • (...) O fundamento do poder de polícia é o princípio da predominância do interesse público sobre o particular, que dá à Administração posição de supremacia sobre os administrados. (...) (Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. – 33. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2020. fl. 319)

    Complementando o tema:

    • (...) Quanto aos fins, o poder de polícia só deve ser exercido para atender interesse público. Se o seu fundamento é precisamente o princípio da predominância do interesse público sobre o particular, o exercício desse poder perderá a sua justificativa quando utilizado para beneficiar ou prejudicar pessoas determinadas; a autoridade que se afastar da finalidade pública incidirá em desvio de poder e acarretará a nulidade do ato com todas as consequências nas esferas civil, penal e administrativa. (...) (Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. – 33. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2020. fl. 333)
  • "posição de supremacia sobre os administrados." so faltou a quadrix dizer que a administração é dona do mundo também.

  • JA TO VENDO ESSA QUESTAO CAIR DE MONTAO EM PROVA

  • Direitos humanos e direitos fundamentais não existem para a Quadrix....

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre o poder de polícia.

    José dos Santos Carvalho Filho conceitua os poderes administrativos como " o conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins".(CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 53). 

    As principais modalidades de poderes da Administração Pública são: poder de polícia, poder hierárquico, poder regulamentador (ou normativo) e poder disciplinar. Há ainda quem defenda a existência de mais dois poderes, o poder discricionário e o poder vinculado.

    O poder de polícia, que trata a questão, segundo Marcelo Caetano, "é o modo de atuar da autoridade administrativa que consiste em intervir no exercício das atividades individuais suscetíveis de fazer perigar interesses gerais, tendo por objeto evitar que se produzam, ampliem ou generalizem os danos sociais que alei procura prevenir". Já José dos Santos Carvalho Filho  entende o poder de polícia como "um modo de atuar da autoridade administrativa que, autorizada por lei, permite a restrição do uso e gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade". (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 78-79).Vale acrescentar ainda que, para exercício do poder de polícia é imprescindível a existência de lei regulamentando, sob pena de ser um exercício ilícito.

    No âmbito das disposições legais também se tem uma definição de poder de polícia no art. 78 do Código Tributário Nacional ( Lei nº. 5.172/1966):

    Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos

    Deste modo, a partir da leitura dos dispositivos legais bem como da doutrina, já se pode perceber que no exercício do poder de polícia existe uma superioridade da Administração Pública em detrimento do particular. Tal supremacia, de fato, se justifica pela necessidade de prevalência do interesse público sobre o privado, tem-se aqui o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular. 

    Com isso, percebe-se que a alternativa está correta.

    GABARITO: CERTO
  • Palavras chaves do poder de polícia

    Poder de polícia => Particular, restrição, liberdade;

  • interessante notar que esse conceito do PODER DE POLÍCIA relacionado ao INTERESSE PÚBLICO é MODERNO, já que o conceito CLÁSSICO , na verdade, versava sobre a SEGURANCA como valor inicial do poder de polícia.

    fonte: Q1792225

    gab: C

  • Supremacia do interesse público hehe