SóProvas


ID
5376697
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto ao controle e à responsabilização da Administração, julgue o item.


A finalidade do controle é a de assegurar que a Administração atue em consonância com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, “a finalidade do controle é a de assegurar que a Administração atue em consonância com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico, como os da legalidade, moralidade, finalidade pública, publicidade, motivação, impessoalidade; em determinadas circunstâncias, abrange também o controle chamado de mérito e que diz respeito aos aspectos discricionários da atuação administrativa”

    Fonte: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/13/edicao-1/controle-do-ato-administrativo

  • Possui como finalidade principal assegurar que os processos sejam realizados em conformidade com o planejamento, os princípios e atos normativos pré-estabelecidos. Logo, o controle aplicado à Administração Pública é uma atividade que tem por finalidade acompanhar os processos a serem executados.

    Questão CORRETA

  • CERTO

    "O controle da Administração estuda os instrumentos jurídicos de fiscalização sobre a atuação dos agentes, órgãos e entidades componentes da Administração Pública."

    Mazza

  • A finalidade do controle é assegurar que a Administração atue em consonância com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico, como os da legalidade, moralidade, finalidade pública, publicidade, motivação de impessoalidade. Em determinadas circunstâncias, abrange também o controle chamado de mérito e que diz respeito aos aspectos discricionários da atuação administrativa. 

    <https://jus.com.br/amp/artigos/48488/a-importancia-do-controle-interno-na-administracao-publica>

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre as formas e finalidades do controle exercido sobre a Administração Pública. 

    A atuação Administrativa está baseada na necessidade de observância de um conjunto de regras e princípios. Deste modo, não pode o agente público destoar sua conduta do que preceitua o conjunto de regras e princípios que norteiam a atividade da Administração.


    No art. 37, caput, da Constituição Federal temos alguns princípios expressos, tidos como basilares da atuação estatal, e, sob a égide deles, todas as demais normatizações inferiores. Cabe, assim, ao agente público, submeter sua conduta a tais preceitos. A consonância da atuação para com tais preceitos se dá por meio do controle da Administração.

    O controle da Administração Pública pode se dar de várias formas, mas quando se analisa a natureza jurídica do controlador tem-se que este controle pode ser legislativo,  judicial ou administrativo. Existe ainda uma espécie mais moderna de controle, o qual se denomina controle social, que seria aquele exercido pelo população sobre os atos administrativos, por isso a importância da publicidade dos atos.

    Ao analisar a afirmativa, quando se pensa que a prescrição legal pauta a atuação administrativa, logo, o controle dos atos buscará verificar a preservação de tais atos na prática, conformando assim à realidade para estar em consonância com os princípios regras gerais. Logo, a alternativa está correta.

    GABARITO: CERTO