SóProvas


ID
5377696
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diferentemente do psicodiagnóstico clínico, a perícia psicológica tem por objetivo específico auxiliar o juiz na formulação de sua convicção. Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração as contribuições de Pinheiro (2016) com relação ao psicodiagnóstico, a perícia psicológica, aos laudos e prontuários.
I. As partes são convocadas a participar da perícia, ao contrário do que ocorre com o psicodiagnóstico clínico.
II. O foco da perícia, na maioria das vezes, centra-se na averiguação das verdades e na percepção das simulações.
III. No caso do psicodiagnótico há a exigência de uma apresentação formal dos laudos, que deve obedecer ao rigor ético e técnico.
IV. Na prática clínica, os prontuários dos pacientes podem conter informações diversas e devem ser organizados seguindo sempre uma única linha teórica psicológica.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar

  • Gente, alguém que possa esclarecer a questão?

  • Como a III está errada ? não entendi

  • Nas palavras da referência trazida pela banca:

    "É importante ressaltar que, diferentemente do psicodiagnóstico clínico, a perícia psicológica tem por objetivo específico auxiliar o juiz na formulação de sua convicção. As partes são convocadas a participar da perícia, ao contrário do que ocorre com o psicodiagnóstico clínico (ITEM I CORRETO), em que a procura é espontânea. As partes envolvidas devem se submeter ao processo diagnóstico até o final, não podendo interrompê-lo, como ocorre na clínica. O foco da perícia, na maioria das vezes, centra-se na averiguação das verdades e na percepção das simulações (ITEM II CORRETO). O sigilo tem outra conotação: ao contrário do que acontece na clínica, em que o acesso às informações é apenas das partes, as informações obtidas via perícia passam a fazer parte de um processo e podem auxiliar em outras decisões. Também é importante salientar que, no caso da perícia psicológica, há a exigência de uma apresentação formal dos laudos (ITEM III ERRADO; TAL EXIGÊNCIA É NA PERÍCIA), que deve obedecer ao rigor ético e técnico, apresentando, além do diagnóstico, possíveis prognósticos. Na prática clínica, os prontuários dos pacientes podem conter informações diversas, organizadas de acordo com a linha teórica do terapeuta (ITEM IV ERRADO; NAO HÁ ESSA RESTRIÇÃO DE UMA LINHA TEÓRICA)".

    Pinheiro, Carla Manual de psicologia jurídica / Carla Pinheiro. – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019.

    Gabarito do Professor: Letra C.