-
Gabarito: B
-
A questão tratou sobre os três tipos de habilidades defendidos por Katz. O administrador não deve possuir apenas uma dessas habilidades, mas usar uma combinação delas de acordo com o nível da organização em que atua. Chiavenato (2014, pág 9) explica cada habilidade da seguinte maneira:
- Habilidades técnicas: "envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização".
Muito importante na execução das atividades no dia a dia e no nível operacional.
- Habilidades humanas: "estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais."
As habilidade humanas são as mais importante no nível intermediário (tático) da organização.
- Habilidades conceituais: "envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações".
O seu uso é extremamente importante no nível institucional (estratégico) pois envolve planejar, interpretar e tentar perceber oportunidade, ou seja, exige do administrador as suas capacidades cognitivas mais sofisticadas.
A questão quer a alternativa incorreta.
A- CORRETA. Vide explicação acima, é mais importante no nível operacional.
B- INCORRETA. Não há habilidades de liderança e sim habilidades humanas.
C- CORRETA. A habilidade técnica é mais importante no nível operacional e a habilidade conceitual é mais importante no nível institucional.
D- CORRETA. A alternativa está correta, vide explicação acima.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B
-
GAB B: As habilidades de liderança são necessárias para a realização das tarefas que envolvem o grupo de subordinados do gerente: orientação, treinamento, motivação e uso da autoridade.
-
Segundo Katz, podemos dividir as habilidades em três grandes grupos: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.
Todas essas habilidades são importantes para um administrador e mesmo para outros profissionais. Assim, é impreciso pensar que um tipo de habilidade exclui a necessidade de outra. Não! Todas são importantes e devem ser desenvolvidas ao longo da carreira.
Vejamos as características de cada uma dessas habilidades:
Habilidades TÉCNICAS: envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com procedimentos de realização. As habilidades técnicas são especialmente importantes para o nível operacional (gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais).
Habilidades HUMANAS: Estão relacionadas com o trabalho com pessoal e se referem à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de motivar, liderar, resolver conflitos pessoais, comunicar e coordenar. São habilidades imprescindíveis para o bom exercício da liderança, logo são necessárias em todos os níveis gerenciais, porém o seu uso é preponderante no nível intermediário (gerencial).
Habilidades CONCEITUAIS: habilidades que dependem da visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias, conceitos, abstrações e estratégias. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas, logo são habilidades imprescindíveis para administradores de cúpula (alta administração).
Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/habilidades-do-administrador/
Vai dar certo!
-
A letra B é incorreta pois não há habilidades de liderança e sim habilidades humanas.
São habilidades técnicas, humanas e conceituais.
-
-
É o ConcHuTe:
Habilidades Conceituais, Humanas e Técnicas. (Habilidade de liderança não tem neste tema).
Fonte: Meus resumos =)