SóProvas


ID
5378236
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
ALEPI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As transformações ocorridas no estado brasileiro, nos anos 90, foram oriundas da Reforma do Estado cujas determinações resultaram no documento chamado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    1995/2002 – O GERENCIALISMO DA ERA FHC

    A reforma administrativa foi o ícone do governo FHC em relação à administração pública brasileira. Inserida no contexto da reforma do Estado e capitaneada por Luis Carlos Bresser-Pereira à frente do então recém-criado Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado (MARE), a chamada reforma gerencial teve como instrumento básico o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) que foi um escopo da reestruturação do aparelho do Estado em busca de uma Administração Pública Gerencial.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/administracao-publica-4/

  • O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE)

    • Nova reforma administrativa para o Brasil.
    • Foco em reduzir o custo da máquina estatal aumentando eficiência e eficácia além das ações públicas.

    Dimensões:

    • Institucional legal: maior eficiência do Estado.
    • Cultural: mudança cultural p/ os princípios da ADM gerencial fossem aceitos.
    • Gerencial: "como fazer" na ADM pública.

    O PDRAE buscou:

    • Núcleo estratégico.
    • Atividades exclusivas.
    • Serviços não exclusivos.
    • Produção de bens e serviços para o mercado.

  • ✅Letra E.

    Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE):

    -Publicado em 1995, governo de FHC.

    -Marco principal do modelo gerencial.

    -Cultura da confiança, maior liberdade aos servidores públicos.

    -Descentralização, maior autonomia.

    -Ênfase nos RESULTADOS (A posteriori).

    -Teve reforma administrativa, não financeira.

    -Orientação para o CIDADÃO.

    -Busca a eficiência + eficácia + efetividade.

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa. Bons estudos!!❤️✍

  • GABARITO E

    Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE)

    -Publicado em 1995>>Gov. FHC

    -Marco principal do modelo gerencial(Nova Adm. Pública).

  • Luiz Carlos Bresser Pereira (Ministro do Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995) apresenta uma reforma da administração federal chamada de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - PDRAE.

    Esse Plano possuía como objetivos: “a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos Estados e municípios, onde existe um claro problema de excesso de quadros; a médio prazo, tornar mais eficiente e moderna a administração pública, voltando-a para o atendimento dos cidadãos" (Pereira, 1996).

    Essa proposta de reforma dividia o Estado em quatro setores: núcleo estratégico do Estado; atividades exclusivas de Estado; serviços não-exclusivos ou competitivos; e produção de bens e serviços para o mercado. A criação desses setores demonstra que o Estado precisava se descentralizar, a fim de “(...) fortalecer a competência administrativa do centro e a autonomia das agências e das organizações sociais" (Pereira, 1996).

    Vamos analisar as alternativas.

    A) Errada. A alternativa está errada no nome onde está Plano de Reforma de Estada Nacional, deveria ser Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE.

    B) Errada. A alternativa está incorreta devido a não ser apenas Diretrizes para a reforma do Estado, mas, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE.

    C) Errada. O Plano Decenal é um documento indicativo das perspectivas de um determinado setor para daqui a 10 anos. Dessa forma, a alternativa esta incorreta.

    D) Errada. A alternativa fica errada novamente ao colocar o nome diferente ao Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE.

    E) Certa. Como explicada acima, a alternativa está correta, sendo o nome Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE.


    Fonte:

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. RSP n.º 47. BRASÍILIA, 1996.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • GAB: ITEM "E"

    Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE).

    O aparelho do Estado e as formas de propriedade:

    Núcleo estratégico. Corresponde ao governo, em sentido lato. É o setor que define as leis e as políticas públicas, e cobra o seu cumprimento.

    Atividades exclusivas. É o setor em que são prestados serviços que só o Estado pode realizar. São serviços em que se exerce o poder extroverso do Estado - o poder de regulamentar, fiscalizar, fomentar.

    Serviços não exclusivos. Corresponde ao setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não estatais e privadas. As instituições desse setor não possuem o poder de Estado.

    Produção de bens e serviços para o mercado. Corresponde à área de atuação das empresas. É caracterizado pelas atividades econômicas voltadas para o lucro que ainda permanecem no aparelho do Estado como, por exemplo, as do setor de infraestrutura.

    Tipos de gestão:

    Núcleo estratégico: misto de administração pública burocrática e gerencial.

    Atividades exclusivas, serviços não exclusivos e produção de bens e serviços para o mercado: administração gerencial.

    Formas de propriedade:

    Núcleo estratégico: propriedade estatal.

    Atividades exclusivas: propriedade estatal.

    Serviços não exclusivo: propriedade pública não estatal.

    Produção de bens e serviços para o mercado: propriedade privada (a propriedade estatal só se justifica quando não existem capitais privados disponíveis).

  • A administração pública gerencial no Brasil foi implantada por meio do PDRAE, que reestruturou o aparelho do Estado em núcleos que contariam com diferentes tipos de gestão, formas de propriedade e objetivos. (FGV)

  • Fazer uma questão dessa é sacanagem com os candidatos, a diferença entre as alternativas C e D está em uma simples preposição.