A - Realização de eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações dentro de um tempo de 10 minutos da admissão (Correta - A rápida realização do ECG nas suspeitas de SCA proporciona agilidade na conduta)
B- Administração de morfina, na persistência de dor torácica após as medidas anti-isquêmicas usuais. (Correta - O sulfato de morfina é considerado o analgésico de eleição, sendo administrado por via endovenosa, na dose de 1mg a 5mg, quando a dor não for aliviada com o uso de nitratos sublingual, ou nos casos de recorrência da dor apesar da adequada terapêutica antiisquêmica.)
C- O uso de nitratos tem impacto indiscutível na mortalidade nos casos de SCA. (Errada - Os benefícios terapêuticos dos nitratos estão relacionados aos seus efeitos na circulação periférica e coronariana. O seu efeito venodilatador, diminuindo o retorno venoso ao coração e o volume diastólico final do ventrículo esquerdo, reduz o consumo de oxigênio pelo miocárdio.)
D- O uso de ácido acetilsalicílico (AAS) deve ser realizado o ais brevemente possível em sacos suspeitos ou confirmados de SCA.(Correta - Deve ser administrada para todos os pacientes com SCA com e sem supradesnivelamento do segmento ST na dose de 162 a 325 mg mastigado e deglutido, tao logo seja possível, no momento do diagnóstico, salvo contra indicações.)
E- O uso de estatinas para a prevenção secundária em pacientes com SCA deve ser iniciado antes da alta hospitalar. (Correta - O uso de Estatinas está ligado ao fato da maioria das síndromes coronarianas estarem ligadas ao deslocamento de placas de Ateroesclerótica em regiões de vulnerabilidade. O uso de Estatinas promove a estabilidade da placa, rápida redução do LDL e melhora da função vasomotora