-
Em questões que tratam de ortografia (ortho = correto; grafia = escrita), recomenda-se ao aluno acorrer ao Volp, editado pela Academia Brasileira de Letras. Lá serão encontradas as palavras oficialmente pertencentes a nosso idioma, além de constar o gênero e a classe gramatical a que pertencem. Advirto que nem toda palavra que você buscar estará catalogada.
a) Há heróis que têm idéias nada heróicas.
Incorreto. "Ideias" e "heroico" devem ser grafados sem acento agudo: em "ideias" há um ditongo "-ei" cujo acento agudo fora abolido das paroxítonas; em "heroicas", o acento agudo do ditongo "-oi" fora abolido das paroxítonas;
b) O semi-árido não aguenta uma mega-seca.
Incorreto. Em geral, não é regra imutável, visto haver exceções, os prefixos que terminam em vogal diferente da que inicia a segunda palavra (caso de "semi" e "árido") se aglutinarão: "semiárido". Em contrapartida, normalmente, os prefixos que terminam em vogal devem-se juntar à palavra que inicia o segundo elemento, mesmo que este se inicie em consoante (exceto a consoante "H"). Se forem as consoantes "S" ou "R", precisam ser dobradas: "megasseca".
c) Um pára-brisa não detém o pôr-do-sol.
Incorreto. A palavra "para-brisa" perdeu o acento agudo na forma verbal "para", antes presente a fim de diferenciar-se da preposição "para"; já "pôr do sol", como a maioria das locuções em língua portuguesa, após o Acordo Ortográfico, perdeu os hifenes. Curiosamente, o Volp só registra "pôr de sol", em vez de "pôr do sol"; no entanto, a sutil diferença não parece implicar problemas na resolução;
d) O colégio estadual fez uma Mega Revisão.
Incorreto. O prefixo "mega" deve-se juntar à palavra seguinte. Como esta se inicia com consoante "R", deverá haver duplicação: "megarrevisão". Obs.: esta palavra não consta no Volp;
e) Um governo antissocial defende ideias anti-imigratória.
Correto. Atente para as palavras "antissocial" e "anti-imigratória". O prefixo "anti-" só será separado por hífen do segundo elemento se este iniciar-se com "H" (anti-higiênico) ou com a vogal "i" (anti-ibérico). Obs.: o enunciado cita "ortografia", ou seja, a grafia correta das palavras, e não concordância nominal. Por essa razão, a palavra "anti-imigratória", em que pese não concordar com o núcleo "ideias", está correta. O erro constante nela é de concordância em vez de ortografia.
Letra E
-
A palavra "imigratória" não deveria concordar com "ideias"?
-
Fui na E por causa dessa discordância Galesi Salles
-
Entendido. Não levar em consideração a concordância tendo em vista que o enunciado pede grafia.
-
Regra que ajuda:
I) Os iguais se repelem e os diferentes se atraem ...
" Micro-ondas"
II) Quando o primeiro termina em vogal e o segundo inicia com "r" ou " s" = Duplica -se o
r ou s.
Mini+ saia. = Minissaia.
-
A banca usando a palavra "Assembléia"
-
Para responder esta questão, exigiu-se conhecimento em uso do hífen. O candidato deve assinalar a assertiva correta. Vejamos:
a) Incorreta.
“Há heróis que têm idéias nada heróicas.”
Não se deve acentuar a penúltima sílaba formada por ditongo aberto “ei” e “oi”
b) Incorreta.
O semi-árido não aguenta uma mega-seca.
Nas formações com prefixos ou falso prefixo (ante, arqui, auto,, contra, entre, extra, hiper, infra, inter, intra, semi, sobre, super, supra, ultra ou falsos prefixos como: aero, foto, macro, maxi, micro, mini, neo, proto, pseudo, retro, tele, mega… )
Nesses prefixos acima, seguimos o seguinte pensamento: letras iguais se colocam hífen, se a palavra começar com R e S, essas consoantes serão duplicadas. Se a palavra seguinte começar com H, então se coloca hífen. Os elementos em questão devem ser escritos juntos pois se unem por letras diferentes.
c) Incorreta.
Um pára-brisa não detém o pôr-do-sol.
Com o novo acordo ortográfico, a palavra “para-brisa” perdeu o acento e “pôr de sol” perdeu o hífen.
d) Incorreta.
“O colégio estadual fez uma Mega Revisão.”
Como explicado na assertiva “b”, deve escrever junto, a palavra “megarevisão’ pois é um prefixo e uma palavra que se unem com elementos diferentes.
e) Correta.
“Um governo antissocial defende ideias anti-imigratória”
O prefixo "anti" só escreve com hífen quando a palavra seguinte iniciar com “H” ou com letra igual, portanto, está correta a escrita nesta assertiva e a palavra ideia deve ser sem acento, pois não se acentua palavras que têm a penúltima sílaba formada por ditongo.
Referência bibliográfica: BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da Presidência da República– 3ª ed. Rev., atual e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018.
Gabarito do monitor: E
-
Com Hífen diante de mesma vogal (arqui-inimigo, contra-ataque, micro-ondas);
Sem Hífen diante de Consoante diferente de r e s (autodefesa, anteprojeto, semicírculo). PP/MG!
-
Para-brisa perdeu o acento, mas não o hífen. O acento diferencial de "para-brisa" e "para-raios" caiu com a reforma ortográfica, mas o hífen permanece -- ao contrário do que ocorre com "paraquedas"
-
para-brisa
para-lama
-
''ideias anti-imigratória''
Esse plural tá certo???