SóProvas


ID
5379331
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de São Roque do Canaã - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para efeitos da Lei no 8112/1990, é certo dizer que ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que o prazo de estágio probatório não é de 2 anos, mas sim de 3 anos!

    A questão trouxe, em sua redação, o prazo contido na redação original, porém, a EC 19/1998, alterou este prazo para 3 anos, sendo o mesmo prazo da estabilidade.

  • Os que serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo nos itens da questão são:

    Assiduidade.

    Responsabilidade.

    Produtividade.

    Capacidade de iniciativa.

  • gab. C

    L. 8.112

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 meses (EC nº 19 → 3 anos), durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:        

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 20 da Lei 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Públicos Federais):

    Art. 20. “Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:    

    I - assiduidade; (LETRA “A”)

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa; (LETRA “E”)

    IV - produtividade; (LETRA “D”)

    V- responsabilidade.” (LETRA “B”)

    Portanto, o único critério específico de avaliação que não consta no rol do transcrito dispositivo legal é o da letra “C” (indisciplina), sendo essa a resposta.

    ATENÇÃO! Não foi cobrado nessa questão, mas vale a pena ressaltar que o período de estágio probatório é de 36 meses e não de 24 meses. Com efeito, apesar de o art. 20 da Lei 8.112/90 fazer menção ao interregno de 24 meses, tal prazo foi alterado pela Emenda Constitucional nº 19/98 para 36 meses.

    GABARITO DA MONITORA: “C”

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei Federal nº. 8.112/1990, em especial, sobre o estágio probatório.

    No período de estágio probatório, também chamado de período de prova, o servidor será testado, para ver se possui aptidão para o cargo. Apenas após a aprovação do estágio probatório que o servidor adquire a estabilidade. Os requisitos para avaliação estão previstos no art. 20 da Lei Federal nº. 8.112/1990, conforme segue:

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: 
    I - assiduidade;
    II - disciplina;
    III - capacidade de iniciativa;
    IV - produtividade;
    V- responsabilidade.

    Feita esta explicação já podemos responder a alternativa corretamente, lembrando que a questão pede para marcar aquela alternativa que não traz um requisito de avaliação:

    A) ERRADA
    B) ERRADA
    C) CORRETA 
    D) ERRADA
    E) ERRADA

    GABARITO: Letra C
  • 2 anos V de VITALICIDADE, 3 ANOS E de ESTABILIDADE.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!

  • GABARITO: LETRA C

    RAPID

    RESPONSABILIDADE

    ASSIDUIDADE

    PRODUTIVIDADE

    CAPACIDADE DE INICIATIVA

    DISCIPLINA

    FONTE: QC