SóProvas


ID
5379580
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de Turvo - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

São princípios da Administração Pública, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • WTF! Kkkkkkkk

  • Gab

    A

  • pelo amor de deus

  • A questão exigiu conhecimento acerca dos Princípios da Administração Pública:

    Art. 37, CF/88. “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...].”

    O examinador deseja obter a alternativa incorreta sobre os Princípio da Administração Pública:

    A- Incorreta. Não é o princípio da ilegalidade, e sim o Princípio da Legalidade que deve ser observado pela Administração Pública. O princípio da legalidade está expresso no art. 2º, Parágrafo Único, I da lei 9.784/99: atuação conforme a lei e o Direito”, bem como no art. 5º, II da Constituição Federal: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.”

    B- Correta. De acordo com o Princípio da Impessoalidade previsto no art. 2º, parágrafo único, III da lei 9.784/99, é necessária “objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.”

    O dispositivo remete à regra semelhante constante da Constituição Federal:

    Art. 37, § 1º da CF/88. “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”

    C- Correta. O Princípio da Moralidade está vinculado à boa-fé exigida do administrador em todos os seus atos: "atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé" (art. 2º, Parágrafo Único, IV da lei 9.784/99).

    D- Correta. De acordo com o Princípio da Publicidade, deve haver a "divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição" (art. 2º, Parágrafo Único, V da lei 9.784/99). Por sua vez, a Constituição Federal no art. 5º, XXXIII da CF/88 afirma que “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

    E- Correta. O Princípio da Eficiência impõe a atuação dos agentes públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional e, por isso mesmo, se relaciona diretamente à realização de uma boa gestão. Por exemplo, a possibilidade prevista no art. 50, § 2 da lei 9.784/99 de que “Na solução de vários assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecânico que reproduza os fundamentos das decisões, desde que não prejudique direito ou garantia dos interessados.” é uma decorrência do princípio da eficiência.

    GABARITO DA MONITORA: “A”

  • Mas gente kkkkk

  • ta de sacanaguem kkkkkkkk

  • questão show do milhão

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar

  • Essa tá braba.

  • Onde tem concurso assim? bora fazer.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre os princípios da Administração Pública.

    Como destacado por José dos Santos Carvalho Filho, "os princípios são postulados fundamentais que inspiram o modo de agir da Administração Pública". Alguns destes princípios foram trazidos claramente pelo legislador constituinte, e são chamados de princípios expressos, alguns outros princípios são depreendidos da doutrina, da jurisprudência e de outras fontes, e acabam trazendo consigo uma grande aceitação como regras de proceder da Administração Pública. O autor chama esses princípios "não expressos" de "princípios reconhecidos".  A principal distinção, portanto, entre princípios expressos e reconhecidos é o fato de que os primeiros estão expressamente previstos na Constituição Federal. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 19)

    Os princípios expressos estão no art, 37, caput, da Constituição Federal, que assim prevê:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    Feita esta explicação vamos a análise das alternativas, lembrando que pede para marcar a que não faz parte:

    A) CORRETA - de fato a ilegalidade não faz parte dos princípios, pelo contrário, o Estado visa garantir a legalidade dos seus atos.
    B) ERRADA  
    C) ERRADA 
    D) ERRADA 
    E) ERRADA 


    GABARITO: LETRA A

    DICA: para lembrar dos princípios expressos do art. 37, caput, da CF, lembrar da clássica dica do "LIMPE" (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência)
  • Isso se chama "questão de descarte" tda bca tem, tda bca usa e as as usam pra medir quem/qta pessoas tão chutando. Pq são questões mto fáceis e quem estudou, minimamente, sabe a resposta. Ñ se engane, achando que a bca foi boazinha

  • São princípios expressos "LIMPE"

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    vale ressaltar que tanto a administração direta, com também a indireta devem obedecer esses princípios

  • Não se iludam com questões assim, pode muitas das vezes ser pegadinha.