SóProvas


ID
5382772
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Bairros autossuficientes

   Uma solução urbanística debatida há bastante tempo voltou a ganhar força com a pandemia da Covid-19: a criação de bairros mais autossuficientes, em que as pessoas não teriam de se deslocar diariamente por grandes distâncias até os grandes centros para trabalhar, estudar, comprar ou ir ao médico. Centros esses que acabam reunindo aglomerações por concentrarem os serviços.
   A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, passou a defender essa proposta e vem chamando a atenção de vários gestores. Dentro de sua plataforma, ela tem o plano de transformar a capital francesa em uma “Cidade de 15 minutos”, em que qualquer parisiense poderia fazer suas atividades essenciais do cotidiano em uma rápida caminhada a pé ou de bicicleta. Isso vale para escolas, locais de trabalho, opções de compra, esportes e lazer.
  Em São Paulo, uma pesquisa mostrou que, com a pandemia, 46% dos paulistanos passaram a dar mais valor para o comércio e os serviços disponíveis nos bairros onde moram e 30% agora prestam mais atenção aos serviços públicos locais. O estudo foi realizado pelo Ibope para o Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sesc, e ouviu pessoas das classes A, B e C.
  Para o professor da USP, Jeferson Tavares, “quantos bairros conhecemos que não passam de um aglomerado de casas sem nenhuma qualidade urbanística? Nesses lugares, o cidadão perdeu a identidade com a cidade. A origem da cidade é a aproximação e, por isso, não podemos abandonar essa defesa do uso do espaço público. Ruas, praças, parques e calçadões são lugares que concretizam a esfera pública do convívio social. Valorizá-los ajuda a manter a saúde física e mental dos cidadãos”.

(Giovanna Wolf e Pablo Pereira.
O Estado de S.Paulo, 14.06.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase apresenta a relação correta entre os tempos verbais.

Alternativas
Comentários
  • Futuro do Subjuntivo + Futuro do Presente do Indicativo

    Quando ele tiver + Amanha eles realizarão

    R + ÃO.

  • Gabarito E

  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se indicação da correta correlação entre tempos verbais:

    A)Se o projeto da “Cidade de 15 minutos” tivesse sucesso, os parisienses realizam atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Incorreto. O primeiro verbo está em forma de pretérito imperfeito do subjuntivo, não encontrando correlação com a forma de presente do indicativo do segundo verbo.

    B)Se o projeto da “Cidade de 15 minutos” teria sucesso, os parisienses realizaram atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Incorreto. Diante de construção hipotética/condicional, mais acertado é o uso de formas verbais subjuntivas. O primeiro verbo está em forma de futuro do pretérito do indicativo e não possui relação com a forma de pretérito perfeito do indicativo encontrada no segundo verbo.

    C)Se o projeto da “Cidade de 15 minutos” teve sucesso, os parisienses realizassem atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Incorreto. Diante de construção hipotética/condicional, mais acertado é o uso de formas verbais subjuntivas. O primeiro verbo está em forma de pretérito perfeito do indicativo e não possui relação com a forma de

    pretérito imperfeito do subjuntivo encontrada no segundo verbo.

    D)Se o projeto da “Cidade de 15 minutos” terá sucesso, os parisienses realizavam atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Incorreto. Diante de construção hipotética/condicional, mais acertado é o uso de formas verbais subjuntivas. O primeiro verbo está em forma de futuro do presente do indicativo e não possui relação com a forma de pretérito imperfeito do indicativo encontrada no segundo verbo.

    E)Se o projeto da “Cidade de 15 minutos” tiver sucesso, os parisienses realizarão atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Correto. Tem-se forma de futuro do subjuntivo no primeiro verbo relacionando-se com forma de futuro do presente do indicativo no segundo verbo. A primeira ação é hipotética e futura, a segunda ação é certa e futura, mas dependente da ocorrência da primeira ação.

  • Se eu tiver estudado, passarei no concurso

    Se eles tiverem estudado, passarão no concurso.

  • A oração começa com o SE (Oração Subordinada Subst. Condicional), o Se sendo condicional passa um ideia de incerteza, por isso o verbo ficará no SUBJUNTIVO.

    O verbo poderá ficar no FUTURO ou PRÉT.IMPERFEITO

    (FUTURO SUBJ)

    SE EU CANTAR

    SE EU CHORAR

    SE EU ANDAR

    PRÉT IMPERFEITO

    SE EU FALASSE

    SE EU CANTASSE

    SE EU JANTASSE

    SE EU MORRASE

    Na letra A, temos a primeira oração corretamente, todavia o item peca a usar o verbo realizar no presente do indicativo .

    A correlação adequada seria; PRET.IMPERFEITO SUBj + FUTURO DO PRETÉRITO = Se o projeto da “Cidade de 15 minutos” tivesse sucesso, os parisienses realizariam atividades cotidianas (...)

    Logo sobra o item E

    FUTURO DO SUBJ + FUTURO DO PRESENTE.

  • "Se eu PUDESSE eu FARIA"

  • Essa não precisa elocubrar na gramática, só buscar os verbos que se contextualizam.

  • Esta questão explora conhecimentos acerca das flexões verbais.

    Em linhas gerais, os verbos possuem as flexões de modo (indicativo, subjuntivo e imperativo); tempo (presente, pretérito e futuro); número e pessoa (singular e plural); e voz (ativa, passiva e reflexiva). Vejamos cada uma delas:

    Flexão de Modo: indica a atitude do falante em relação à ação que anuncia.

    Os modos são:

    •Indicativo: o falante tem a certeza de sua atitude, ou seja, o fato é, foi ou será uma realidade.

    Exemplos: Estudei para a prova (pretérito perfeito)/ Estudarei para a prova (futuro do presente). 

    •Subjuntivo: o falante não tem certeza da atitude, ou seja, o fato é duvidoso, incerto. Existe uma possibilidade de que aconteça.

    Exemplo: Pode ser que eu estude (presente)/ Se eu estudar terei mais chances na prova (futuro). ·

    •Imperativo: o falante expressa uma ordem, um pedido ou um conselho.

    Exemplo: Desligue a televisão e vá estudar. Flexão de tempo: os tempos verbais são três, a saber, presente, pretérito e futuro.

    •Presente: tem relação com algo que ocorre no momento em que se fala.

    Exemplo: O dia está muito bonito hoje.

    • Pretérito: tem relação com algo que ocorreu em momento anterior à fala.

    Exemplo: O dia estava muito bonito ontem. 

    •Futuro: tem relação com algo que ainda vai ocorrer.

    Exemplo: Lavarei as roupas no fim de semana.

    Flexão de número e pessoa: indica o singular ou o plural em sua forma. Aparecem no singular quando se referem a uma única pessoa (eu corro/ ela corre) e no plural quando é mais de uma pessoa (nós corremos, eles correm). Logo, os verbos se flexionam em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª).

    Flexão de voz: faz referência ao tipo de relação entre sujeito e verbo.

    • Voz ativa: quando o sujeito pratica a ação.

    Exemplo: O aluno respondeu à pergunta do professor. 

    •Voz passiva: quando o sujeito sofre ação.

    Exemplo: A pergunta do professor foi respondida pelo aluno.

    •Voz reflexiva: quando o sujeito pratica e sofre a ação.

    Exemplo: Danilo cortou-se com o estilete.

    Agora que relembramos essas importantes regras é hora da resolução.

    O enunciado nos pede para assinalarmos em qual alternativa a flexão verbal de tempo foi feita da maneira correta.

    A) Se o projeto da “Cidade de 15 minutos" tivesse sucesso, os parisienses realizam atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Incorreta. A conjunção “se" introduz uma ideia de possibilidade. E se temos possibilidade, temos o modo subjuntivo. Sendo assim, a forma verbal “tivesse" (verbo “ter" na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo) está errada. O verbo em questão deveria estar conjugado na 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo (“tiver"). Além disso, como o contexto da frase está relacionado a uma possibilidade, isto é, algo que ainda não aconteceu, o verbo “realizar" deveria estar conjugado na 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo, pois tal forma indica algo que ainda irá acontecer. Aqui, “realizar" está conjugado na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

    B) Se o projeto da “Cidade de 15 minutos" teria sucesso, os parisienses realizaram atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Incorreta. A conjunção “se" introduz uma ideia de possibilidade. E se temos possibilidade, temos o modo subjuntivo. Entretanto, a forma verbal “teria" (conjugada na 3ª pessoa do singular do futuro do pretérito do indicativo) está errada. O verbo em questão deveria estar conjugado na 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo (“tiver"). Além disso, como o contexto da frase está relacionado a uma possibilidade, isto é, algo que ainda não aconteceu, o verbo “realizar" deveria estar conjugado na 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo, pois tal forma indica algo que ainda irá acontecer. Aqui, “realizar" está conjugado na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo.

    C) Se o projeto da “Cidade de 15 minutos" teve sucesso, os parisienses realizassem atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Incorreta. A conjunção “se" introduz uma ideia de possibilidade. E se temos possibilidade, temos o modo subjuntivo. Entretanto, a forma verbal “teve" (conjugada na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) está errada. O verbo em questão deveria estar conjugado na 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo (“tiver"). Além disso, como o contexto da frase está relacionado a uma possibilidade, isto é, algo que ainda não aconteceu, o verbo “realizar" deveria estar conjugado na 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo, pois tal forma indica algo que ainda irá acontecer. Aqui, “realizar" está conjugado na 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo.

    D) Se o projeto da “Cidade de 15 minutos" terá sucesso, os parisienses realizavam atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Incorreta. A conjunção “se" introduz uma ideia de possibilidade. E se temos possibilidade, temos o modo subjuntivo. Entretanto, a forma verbal “terá" (conjugada na 3ª pessoa do singular do futuro do presente do indicativo) está errada. O verbo em questão deveria estar conjugado na 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo (“tiver"). Além disso, como o contexto da frase está relacionado a uma possibilidade, isto é, algo que ainda não aconteceu, o verbo “realizar" deveria estar conjugado na 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo, pois tal forma indica algo que ainda irá acontecer. Aqui, “realizar" está conjugado na 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo.

    E) Se o projeto da “Cidade de 15 minutos" tiver sucesso, os parisienses realizarão atividades cotidianas utilizando curtos trajetos.

    Correta. Aqui, o verbo “ter" está corretamente conjugado na 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo (“tiver"). Já o verbo “realizar" também está corretamente conjugado na 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Na primeira oração, a presença da conjunção condicional SE requer uma flexão de modo subjuntivo. Optando pelo futuro do subjuntivo “tiver”, devemos correlacionar o futuro do presente “realizarão”; optando pelo pretérito imperfeito do subjuntivo “tivesse”, devemos correlacionar o futuro do pretérito “realizariam”.

    Dessa forma, a combinação adequada ocorre na letra E.