Ela deve ser orientada a manter dieta hipoglicêmica (com baixo teor de açúcares), além disso o número de consultas e de atendimento depende das condições de saúde da paciente. Alternativa A está errada.
A família não pode ser convocada e nem obrigada a seguir a mesma dieta, mas sim orientada a ajudar o paciente na adesão ao tratamento. Alternativa B está errada.
Está correta a firmação de que a paciente deve ser orientada quanto à sua alimentação e atividade física, e seu acompanhamento deve ser feito pela UBS. Alternativa C está correta.
É necessária a monitorização diária para diabéticos insulinodependentes, além disso, não é recomendado a privação absoluta de carboidratos, mas sim regular seu consumo. Alternativa D está errada.
A pessoa com diabetes deve ser acompanhada pela UBS e só ser encaminhada para um serviço especializado em caso de intercorrências. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra C
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.