SóProvas


ID
5382979
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto à contabilidade pública, a variações patrimoniais e ao Plano de Contas Único do governo federal, julgue o item.


O aspecto fiscal da contabilidade pública enfatiza a evidenciação dos indicadores mais relevantes referentes às informações destinadas à prestação de contas e à responsabilização e para a tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Está mais para aspecto gerencial.

  • GABARITO: ERRADO

    O objetivo das demonstrações contábeis das entidades do setor público é o fornecimento de informações úteis sobre a entidade que reporta a informação, voltadas para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e para a tomada de decisão. Já os relatórios fiscais são utilizados, principalmente, para: (a) analisar opções de política fiscal, definir essas políticas e avaliar os seus impactos; (b) determinar o impacto sobre a economia; e (c) comparar os resultados fiscais nacional e internacionalmente.

    É importante compreender os diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP): orçamentário, patrimonial e fiscal, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis.

    • ASPECTO ORÇAMENTÁRIO: Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto.
    • ASPECTO PATRIMONIAL: Compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público. Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (CASP) visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento deste aspecto.
    • ASPECTO FISCAL: Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto. Além disso, as demonstrações contábeis e as diretrizes para relatórios fiscais têm objetivos diferentes.

    Fonte: MCASP - 8ed

  • "...INDICADORES MAIS RELEVANTES (ERRADO)..."

    Mais relevantes é um juízo de valor da cabeça do examinador. Isso não tem na norma.

  • errado,

    A questão tem como base a literalidade do MCASP 8ºEd e inverteu o objetivo do aspecto contábil com o do aspecto fiscal, uma vez que são os demonstrativos contábeis (do aspecto contábil) que são usados para fins de prestação de contas e responsabilização.

    Antes, tenhamos em mente que o aspecto contábil compreende, em termos gerais, as demonstrações contábeis; o aspecto fiscal, os indicadores estabelecidos na LRF; o aspecto orçamentário, a evidenciação do orçamento público. (MCASP, 8º Ed, página 24).

    "O objetivo das demonstrações contábeis (aspecto contábil) das entidades do setor público é o fornecimento de informações úteis sobre a entidade que reporta a informação, voltadas para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e para a tomada de decisão. Os relatórios fiscais são utilizados, principalmente, para: (a) analisar opções de política fiscal, definir essas políticas e avaliar os seus impactos; (b) determinar o impacto sobre a economia; e (c) comparar os resultados fiscais nacional e internacionalmente." (MCASP, 8º Ed, página 24-25).

    Ademais, dentre esses aspectos, tanto o MCASP, quanto as NBC TSPs, mencionam que "embora os aspectos fiscais e contábeis tenham objetivos diferentes, ambos apresentam considerável sobreposição entre as estruturas de relatórios". Assim, os balanços e demonstrativos utilizados para análises são semelhantes. Porém, os objetivos e informações são diferentes.

  • Questão sobre aspectos da contabilidade pública.

    Vamos começar revisando o que é o Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG), conforme a NBC TSP – Estrutura Conceitual:

    “1.4 Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a. Os RCPGs são relatórios contábeis elaborados para atender às necessidades dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender a finalidades ou necessidades específicas de determinados grupos de usuários."

    Precisamos lembrar, nesse contexto, que a elaboração e a divulgação de informação contábil não são um fim em si mesmas. O propósito dessas atividades é fornecer informações úteis aos usuários em geral dos RCPGs, sejam eles os cidadãos, os membros do poder Legislativo ou os próprios órgãos de controle, conforme a própria norma técnica contábil:

    “2.6 Os RCPGs, elaborados para atender às necessidades de informações dos usuários dos serviços e provedores de recursos com a finalidade de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão, podem também fornecer informações úteis para outros indivíduos ou entidades para propósitos distintos."

    Dica! Esquematizando a norma, teremos como principal objetivo da elaboração da informação contábil atender as necessidades de informação do usuário, com a finalidade de “Tom Presta Responsa!"

    (1) Tomada de decisão
    (2) Prestação de contas
    (3) Responsabilização

    Ao lado desse conceito, é importante compreender os diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP) – orçamentário, patrimonial e fiscal, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis, segundo MCASP:

    “3.1. ASPECTO ORÇAMENTÁRIO

    Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto.

    3.2. ASPECTO PATRIMONIAL

    Compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público. Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (CASP) visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento deste aspecto.

    3.3. ASPECTO FISCAL

    Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto."

    Atenção! Perceba que demonstrações contábeis e relatórios fiscais são conceitos relacionados, mas com objetivos diferentes! O objetivo das demonstrações contábeis é mais amplo, é a prestação de informações úteis para fins de “Tom Presta Responsa", o que abrange o aspecto fiscal. Já os relatórios fiscais são utilizados, por exemplo, para analisar opções de política fiscal; determinar o impacto sobre a economia; e comparar os resultados fiscais nacional e internacionalmente (mais restrito).

    Feita toda a revisão, agora já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    O aspecto fiscal da contabilidade pública enfatiza a evidenciação dos indicadores mais relevantes referentes às informações destinadas à prestação de contas e à responsabilização e para a tomada de decisão.

    O objetivo das demonstrações contábeis enfatiza a evidenciação dos indicadores mais relevantes referentes às informações destinadas à prestação de contas e à responsabilização e para a tomada de decisão.

    Já o aspecto fiscal enfatiza a evidenciação dos indicadores estabelecidos pela LRF, referente a política fiscal.


    Gabarito do Professor: ERRADO.