-
A) correta
B) àquela / à sombra
C) à Itália / a magia
D) à noite
E) as colegas / as receitas
-
A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”.
A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”.
-
Gabarito A.
Por gentileza, transmita a cada um dos participantes as instruções necessárias para que seja possível dar continuidade à reunião e às tarefas agendadas.
Transmitir: VTDI; quem transmite, transmite algo a alguém.
Transmitir o que? As instruções necessárias.
A quem? a cada um dos participantes. (pronome indefinido, não há crase)
Dar: VTDI; quem dá, dá algo a alguém.
Dar o que? Continuidade
A que/quem? Reunião e tarefas. (reunião e tarefas são palavras femininas, portanto aceitam crase)
Qualquer erro avise!!
-
Avaliemos item a item:
a) Por gentileza, transmita a cada um dos participantes as instruções necessárias para que seja possível dar continuidade à reunião e às tarefas agendadas.
Correto. O primeiro "a" não é craseado porque não se marca crase antes de pronomes indefinidos, salvo quando diante do pronome "outra"; os dois "a" subsequentes são complementos verbais do verbo "dar", este que rege a preposição "a" que se funde com os artigos que determinam os respectivos substantivos, quais sejam: "reunião" e "tarefas";
b) Luísa referia-se aquela casa simples e as lembranças daquele tempo feliz, em que, às vezes, se refugiava a sombra dos arbustos do quintal.
Incorreto. Em duas passagens deveria ter sido marcado o fenômeno crásico, quais sejam: o verbo "referir-se" rege a preposição "a" e esta deve, naturalmente, se fundir com o "a" do pronome demonstrativo "aquela" (referir-se a + aquela = referir-se àquela); e o "a" em "na sombra" deveria ter sido substituído pela preposição "na" (em + a), em virtude da regência do verbo "refugiar-se". Correções: "Luísa referia-se àquela casa simples (...) se refugiava na sombra dos arbustos do quintal";
c) Quando menina, sonhava ir a Itália, descobrir os encantos e à magia da terra de seus antepassados. Contava sempre isso a suas netas.
Incorreto. Os dois "a" acima destacados deveriam ter sido marcados com o acento grave: o topônimo "Itália" é determinado por artigo "a" (por isso se diz voltei da Itália, conhecia a Itália, visitei a Itália, etc.); à frente, o verbo "descobrir" é transitivo direto, de modo que repele preposição "a". Ora, se repele esta, o complemento verbal "a magia da terra de seus antepassados" não pode ser marcado com o fenômeno crásico. Correções: "Quando menina, sonhava ir à Itália, descobrir os encantos e a magia (...)";
d) Agora que não mais saía de casa, quando chegava a noite, ao pé da lareira, reunia às crianças e contava as histórias que ouvira durante sua infância.
Incorreto. O verbo "reunir" é transitivo direto, não rege preposição alguma. Se não rege preposição, o fenômeno crásico não pode ser marcado no complemento verbal "as crianças". Correção: "(...) reunia as crianças...". Obs.: está a salvo de mudanças a estrutura "a noite". Esta última, embora à primeira vista possa confundir-se com a locução adverbial de tempo "à noite", que é grafada com acento grave, é o sujeito do verbo "chegar", e não locução adverbial;
e) Todas às colegas as quais me referi estiveram presentes na live desta semana e trouxeram às receitas que haviam prometido.
Incorreto. Em ambas as passagens, os dois "as" são meros artigos definidos, de modo que não se marca o fenômeno crásico.
Letra A
-
Gab a!!
regência nominal indireta de continuidade. NECESSÁRIO PREPOSIÇÃO À OU AO.
continuidade à (para feminino)
continuidade ao ( para masculinos)
-
gaba A
gaba D
regras básicas sobre onde NÃO USAR CRASE!
- DIANTE DE VERBOS NO INFINITIVO (AR, ER, IR)
- DIANTE DE PALAVRAS NO MASCULINO
- DIANTE DE PALAVRAS NO PLURAL E ''A''' NO SINGULAR
- DIANTE DE PRONOMES INDEFINIDOS (NINGUÉM, ALGUÉM ETC..)
- DIANTE DE NUMERAIS (UMA, TRÊS, UM, DOIS ETC.)
isso é o básico!
senado federal - pertencelemos!
-
Assinale a alternativa em que o uso da crase está correto, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
A Por gentileza, transmita a cada um dos participantes as instruções necessárias para que seja possível dar continuidade à reunião e às tarefas agendadas. [GABARITO]
B Luísa referia-se ̶a̶q̶u̶e̶l̶a̶ [àquela] casa simples e as lembranças daquele tempo feliz, em que, às vezes, se refugiava ̶a̶ [à] sombra dos arbustos do quintal.
C Quando menina, sonhava ir ̶a̶ [à] Itália, descobrir os encantos e ̶à̶ [a] magia da terra de seus antepassados. Contava sempre isso a suas netas.
D Agora que não mais saía de casa, quando chegava a noite, ao pé da lareira, reunia ̶à̶s̶ [as] crianças e contava as histórias que ouvira durante sua infância.
E Todas ̶à̶s̶ [as] colegas as quais me referi estiveram presentes na live desta semana e trouxeram ̶à̶s̶ [as] receitas que haviam prometido.
-
Oi!
Gabarito: A
Bons estudos!
-O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
-
À noite é uma locução adverbial de tempo. É escrita obrigatoriamente com acento grave indicativo de crase, tal como acontece em outras locuções adverbiais:
- à noite;
- à tarde;
- à direita;
- à frente;
- à deriva;
- à exceção;
- à luz;
- à vista;
- à semelhança;
-
Essa eu já matei por palavras femininas; reunião !
é á reunião !
-
Mais reunião não uma palavra masculina pq vai a crase?
-
Crase e produção de sentido:
D) Agora que não mais saía de casa, quando (chegava a noite), ao pé da lareira, reunia as crianças e contava as histórias que ouvira durante sua infância.
(chegava a noite = anoitecia)
(chegava à noite = período da noite)
-
-
Basta saber as regras e reescrever a frase :
Por gentileza, transmita a cada um dos participantes as instruções necessárias para que seja possível dar continuidade AO trabalho e AOS serviços agendados.
Pediu preposição né ?
Esta dentro das regras ?
Toma crase !
"Estude enquanto seu amigo está bêbado se envolvendo em briga com travesti por não querer pagar o programa ."
PPMG FÉ EM DEUS