Atenção à urgência e emergência - atende a diferentes condições (clínicas, cirúrgicas, traumatológicas, em saúde mental etc.) em caráter de exceção, não é a principal porta de entrada para o SUS. Alternativa A está errada.
Atenção básica - é a modalidade da atenção à saúde que tem como principal característica ser a porta de entrada do usuário no SUS e é responsável pela coordenação do cuidado. Alternativa B está correta.
Atenção pré-hospitalar – faz parte da atenção à urgência e emergência. Alternativa C está errada.
Promoção e vigilância em saúde - visa promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes. Não é um serviço, portanto não é a porta de entrada. Alternativa D está errada.
Atenção hospitalar - é feita com equipe multiprofissional, que atua no cuidado e na regulação do acesso, na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente. Não é a porta de entrada para o SUS. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.