SóProvas


ID
5385550
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um município brasileiro está formulando sua própria regulamentação de obras e edificações e deve estabelecer parâmetros para o dimensionamento de degraus de escadas de uso comum. Considerando-se uma seção longitudinal de escada, é necessário determinar, de acordo com a normatização técnica aplicável, dentre outros,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    o desnível máximo entre degraus (ESPELHO), a largura mínima do degrau (PISO) e um intervalo adequado para a relação entre a soma de dois espelhos com um piso (passo).

    é justamente o que a NBR 9050 determina:

    ESPELHO: 0,16m ≤ e ≤ 0,18m

    PISO: 0,28m ≤ p ≤ 0,32m

    Soma de dois espelhos com um piso (está na fórmula de bondel): 0,63m ≤ p + 2e0,65m

  • Uma escada pode ser considerada assim a partir da sequência de três ou mais degraus. A fórmula de Blondel permite dimensionar as medidas corretas de uma escada para que seja adequada ao seu uso, eficiente e confortável.


    Fórmula: 2 espelhos + 1 piso = 63 – 65 cm.

    De acordo com a NBR 9050/2015 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), “as dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada ou degraus isolados. Para o dimensionamento, devem ser atendidas as seguintes condições:

    a) 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m,

    b) pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m e

    c) espelhos (e): 0,16 m ≤ e ≤ 0,18 m;"


    Portanto, baseando-se na norma supracitada e na fórmula de Blondel, é possível considerar que a alternativa B está correta.

    Gabarito do Professor: Letra B.